Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Federao procura dinheiro para Mundial de Dubai

Rosa Napoleo - 10 de Outubro, 2019

Fotografia: Edies Novembro

A pouco menos de um mês para a abertura do campeonato do mundo de jiu jitsu, a decorrer em Emirados Árabes Unidos de 14 a 24 de Novembro, a Federação Angolana da modalidade está sem dinheiro para comprar os bilhetes de passagem e pagar os custos de hospedagem e de alimentação dos 13 atletas convocados pela Direcção Técnica.
Em declarações ao Jornal dos Desportos, o Secretário-Geral da Federação Angolana de Jiu Jitsu, Pedro Emous, assegurou que esperam a "boa vontade" do Ministério da Juventude e Desportos.
"Estamos a falar de um Mundial importante para a modalidade. Não queremos falhar. Esperamos a ajuda do Ministério, porque estamos a depender de patrocinadores que ainda não confirmaram as ajudas", esclareceu.
O dirigente disse que a instituição trabalha para agilizar os trâmites legais da participação de Angola no Mundial de Dubai.
"Já enviámos o pedido de autorização ao Ministério da Juventude e Desportos. Esperamos uma resposta positiva. Felizmente, todos os convocados têm a documentação regularizada. Isso nos ajuda a tratar das papeladas", disse.
Da lista de 13 convocados pela Federação Angolana de Jiu Jitsu para representarem o país no Campeonato do Mundo, Daniel Sango e João Nata são os mais experientes nas competições internacionais. Os atletas das categorias de +95kg e de -77 kg começam a preparação na próxima semana na Academia das Águias ao Distrito do Kilamba sob supervisão técnica de João Nkisiona Laza.Com Daniel Sango e João Nata estão convocados Diassona Manzambi (-62kg), Francisco Neto (-56kg), Aurélio Cangalano (-62kg), Nsinga Manaca (-77kg), Dilison Miguel (-69kg), Manuel António (-69kg), Dikiseco Matomona (-85kg), Rodrigo Paulo (- 85kg), Mimona Flávio (-69kg), Esmael António (-69kg) e Agostinho Vata (-85kg). Os eleitos são provenientes das equipas de Luanda, Huíla, Uíge e Huambo.
A última participação de Angola ocorreu no Mundial de França em 2014, no qual Angola participou com quarto atletas, nomeadamente, Daniel Sango (+95kg), Siston Baptista (-95kg), João Nata (69kg) e Manuel Neto (-62kg).