Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Federer ainda est em forma

30 de Outubro, 2013

Nadal est feliz com a temporada mas continua a acreditar no potencial de Federer

Fotografia: AFP

Rafael Nadal, actual número um do ranking mundial, considerou que Roger Federer “não está acabado para o ténis”, apesar do mau momento de forma do seu grande rival. Apesar de o suíço ter apenas ganho um torneio este ano - na cidade alemã de Halle -, nem ter lugar assegurado no Masters do final de época, o líder do ranking declarou estar “seguro que Federer deve lutar para estar bem em 2014 e voltar a jogar um grande ténis”.

O espanhol afiançou mesmo que não tem “dúvidas nenhumas que Federer pode jogar melhor em 2014 do que fez este ano”, e relembrou que o suíço teve “uma boa semana em Basileia”, onde só perdeu na final com o argentino Juan Martín del Potro. “O seu talento permite-lhe ser um dos favoritos em todos os torneios” concluiu o maiorquino. Nadal aspira esta semana no Masters 1000 de París-Bercy tornar-se no primeiro jogador da história a ganhar seis torneios dessa categoria no mesmo ano, assegurou que esse feito era “quase inigualável” num torneio que se afigura “complicado” porque nunca o ganhou.

Uma das curiosidades deste final de temporada é saber se o sérvio Novak Djokovic  vai  recuperar a liderança no “ranking” ao espanhol, que  garante que o seu “objectivo não é ser o número um”. “Se jogar bem aqui e terminar como líder, genial. Se não, também. Fiz uma grande temporada”, avaliou Nadal, que em 2013 ganhou 12 torneios, dois deles do Grand Slams (Roland Garros e US Open).