Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Federer contrata Del Potro

15 de Dezembro, 2013

A empresa de Roger Federer (à esquerda)e do seu sócio vai agenciar alguns jogadores do mundo do ténis

Fotografia: AFP

Roger Federer, actualmente no sexto lugar do ranking ATP, e Tony Godsik, o seu agente de sempre, criaram uma agência de jogadores e contrataram Juan Martin Del Potro, número cinco do ranking mundial, como primeiro cliente.

A Team8, nome da empresa que inicialmente vai dedicar-se a gerir apenas carreiras de tenistas, pode estar perto de fechar contrato com o búlgaro Grigor Dimitrov, conhecido não só por ser o namorado de Maria Sharapova, mas também pelo facto de ser considerado o “Baby Fed”, pelas semelhanças técnicas com o vencedor de 17 títulos do Grand Slam.

De acordo com Godsick, o objectivo da Team8 não é agenciar uma grande quantidade de atletas, como fazem as grandes corporações: “O pequeno é o novo grande. Nós estamos a tentar ser uma agência para gerir a carreira de um pequeno grupo de grandes atletas. Queremos ser selectivos.”

RUI MACHADO
O tenista português Rui Machado, que ocupa actualmente a 259ª posição no ranking mundial, está interessado em jogar a fase de qualificação do Open da Austrália, mas a sua ida está dependente de ter entrada no quadro.

“Acho que com o ranking que tenho posso ter essa esperança”, disse o tenista, que já participou três vezes no open australiano. Nas duas últimas edições, Machado integrou o quadro principal e em 2012 mediu forças com o espanhol David Ferrer, número cinco mundial, perdendo em três sets.

Em 2011, cedeu diante do colombiano Santiago Giraldo (59º na lista ATP) em quatro sets. A única vitória de Machado sucedeu em 2010, quando disputou a fase de qualificação.

Rui Machado, de 28 anos, bateu de entrada o alemão Brydan Klein por 7-5 e 6-2 e depois cedeu frente ao russo Alex Bogomolov Jr. A decisão de rumar à Austrália foi tomada depois de uma reunião com o staff técnico composto por André Lopes (treinador) e Paulo Figueiredo (preparador físico).

O campeão luso de 2013 encontra-se a preparar a próxima temporada no CAR Jamor e a 4 e 5 de Janeiro de 2014 integra um estágio alargado da Taça Davis, sob a direção de Nuno Marques.