Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Federer e Nadal na mesma equipa

22 de Fevereiro, 2017

A partir daí, o torneio passa a ter sedes diferentes em cada ano.

Fotografia: AFP

Roger Federer e Tomas Berdych promoveram nesta segunda-feira, a Copa Laver, competição amistosa que vai ser disputada pela primeira vez em 2017, na República Checa, entre os dias 22 e 24 de Setembro. Os tenistas bateram bola sobre o rio Moldava, na capital checa, Praga, e Roger comemorou a oportunidade de actuar ao lado de rivais.

\"A Copa Laver é o torneio novo mais interessante que temos nos últimos anos. Estou muito animado com a ideia de jogar ao lado de alguns dos meus principais rivais, como Rafael e Tomas\", afirmou Federer, campeão do Open da Austrália,  que se prepara para a disputa do ATP 500 de Dubai.
Na sua edição de estreia, a Copa Laver que homenageia a lenda australiana Rod Laver, vai colocar frente a frente os melhores tenistas da Europa, capitaneados por Bjorn Borg, contra os melhores do resto do mundo, comandados por John McEnroe.

\"Nunca tivemos a possibilidade de jogar na mesma equipa e torcer um pelo outro, ou jogar duplas em vez de nos enfrentar. Será uma experiência diferente para os fãs e jogadores\", completou o detentor de 18 títulos de Grand Slam.

A competição vai ser disputada em três jornadas, com três jogos de simples, e um de duplas por dia, com pontuações diferentes. No primeiro, cada vitória vale um ponto, enquanto no segundo, dois, e no terceiro, três. A primeira equipa que chegar a 13 pontos, vence o troféu.

Ambas as equipas vão ser formadas por quatro tenistas, que estejam no topo do ranking da ATP, e outros dois à escolha dos respectivos técnicos. Após a realização do evento em Praga, a edição de 2018 vai ter lugar nos Estados Unidos, uma semana depois do Open dos Estados Unidos. A partir daí, o torneio passa a ter sedes diferentes em cada ano.