Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Federer estreia com vitória

11 de Novembro, 2014

O segundo set foi muito apertado, e foi importante vencê-lo", comemorou o suíço.

Fotografia: AFP

O suíço Roger Federer, que ainda sonha em terminar o ano na posição de "número um" do mundo, estreou com vitória no ATP Finals, ao derrotar o canadiano Milos Raonic por 6-1, 7-6 (7/0), neste domingo, em Londres. Na partida de abertura, o britânico Andy Murray perdeu por duplo 6-4 para o japonês Kei Nishikori, primeiro asiático a disputar o torneio que junta os oito melhores tenistas da temporada.

Aos 33 anos, Federer ainda pode destronar o sérvio Novak Djokovic da liderança do ranking se conquistar o título e vencer as duas partidas de simples na final da Copa Davis, com a França, de 21 a 23 de Novembro. O suíço também precisa de torcer para que o rival perca pelo menos um jogo na fase de grupos. Djokovic faz a sua estreia nesta segunda-feira, contra o croata Marin Cilic, actual campeão do US Open.

Na O2 Arena de Londres, Federer deu o troco a Raonic, que o derrotou em 31 de Outubro nos quartos-de-final do Masters 1000 de Paris. O canadiano foi bem menos eficiente no saque do que na capital francesa e sofreu uma quebra logo no primeiro jogo. O suíço não teve dificuldade em fechar o primeiro set em 6-1, em apenas 24 minutos.

Raonic foi mais agressivo e cometeu menos erros na segunda parcial, na qual nenhum tenista conseguiu quebrar o serviço do outro. Na hora da decisão, o veterano mostrou a frieza de sempre e deixou o canadiano sem hipóteses no "tie-break" para fechar a partida em uma hora e vinte e oito minutos.

"Estou muito feliz com a minha partida e agradeço aos adeptos pelo carinho que recebi ao entrar em quadra. O segundo set foi muito apertado, e foi importante vencê-lo", comemorou o suíço.