Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Federer falha Monte Carlo

25 de Março, 2017

Com 90 títulos do circuito na carreira Federer nunca conseguiu levantar uma taça em Monte Carlo

Fotografia: AFP

Campeão do Open da Austrália e do Masters 1000 de Indian Wells, Roger Federer não vai participar do primeiro Masters de terra batida, em Monte Carlo, a ser disputado entre 16 e 23 de Abril. Além do suíço, o japonês Kei Nishikori também deve ficar de fora do torneio.

Os dois tenistas são os únicos top 10 (Nishikori é o quarto da ATP, enquanto Federer é o sexto) que ficam de fora de Monte Carlo. A lista com os primeiros 45 nomes, que vão participar do Masters 1000 foi revelada na quinta-feira, pela organização do torneio.

Com 90 títulos do circuito na carreira, Federer nunca levantou uma taça em Monte Carlo. O Leão da Montanha foi derrotado por Rafael Nadal, em 2006, 2007 e 2008, e por Stan Wawrinka, em 2014.

Actual campeão do torneio e apelidado  \"Rei do Saibro\", Nadal é o número sete do ranking, vai à procura do seu décimo título de Monte Carlo. Os três primeiros da lista, Andy Muray, Novak Djokovic e Stan Wawrinka, também estão confirmados para a competição.

Nenhum brasileiro garantiu vaga, através de seu ranking, mas outros quatro tenistas podem ser convidados para o evento, e mais sete devem subir para a chave principal através da qualidade, então Thomaz Bellucci (71º), Thiago Monteiro (82º) e Rogerinho Dutra (84º) ainda podem chegar à competição.

O Masters 1000 de Monte Carlo, é o primeiro torneio de maior importância, da temporada de saibro. O circuito ainda passa pelos Masters de Madrid e Roma, antes de chegar a Roland Garros, principal competição da terra laranja. Antes de começar a temporada de saibro, os tenistas ainda disputam o Masters de Miami, nos próximos dias.

Entretanto, a entrega de troféus do torneio Masters 1000 de Indian Wells, ficou marcada por um momento de bom humor entre os dois finalistas masculinos, Roger Federer, o vencedor, e Stan Wawrinka, o vice-campeão. Quando o derrotado se dirigiu ao compatriota para lhe dar os parabéns pela vitória, Federer sorriu, algo que motivou uma reacção de Wawrinka: \"Estás a rir, és um estúpido\", atirou, entre sorrisos.

Federer comentou a brincadeira, mostrou estar totalmente à vontade com o \"insulto\" do adversário: \"Estava a tentar animá-lo. Olhei para ele, e dirigi-lhe um sorriso. Costumam dizer-me estas coisas, quando não há câmaras, mas acho que foi a primeira vez que aconteceu durante a transmissão\", brincou o suíço de 35 anos.


MOTOGP
Chuva pode atrapalhar prova do Qatar


As previsões indicam que o GP do Qatar da MotoGP deste ano, pode ser prejudicado devido à chuva. A instabilidade climática deve instalar-se em Doha. As nuvens devem permanecer carregadas até amanhã. Vai depender do dia, a probabilidade de precipitação chega a 90 por cento . Na  hora da largada manhã conta com 30 por cento de probabilidades. Uma tempestade forçou a suspensão do penúltimo dia de teste de pré-temporada, para Moto2 e Moto3 na sexta-feira, já que a Dunlop, fornecedora de pneus das categorias menores, não levou compostos de chuva para Losail. Em 2009, a corrida na MotoGP teve de ser adiada no Qatar após a chuva cair logo antes da volta de apresentação. A abertura da temporada, foi realizada na segunda-feira. No início deste ano, Loris Capirossi e Franco Uncini, membros da direcção de provas, confirmaram que fizeram um teste no circuito de Losail molhado artificialmente.