Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Federer no lanamento da Laver Cup

11 de Fevereiro, 2019

A Laver Cup acontece justamente na cidade sua de Genebra entre os dias 20 e 22 de Setembro

Na última sexta-feira, Roger Federer esteve em Genebra, no evento de lançamento da terceira edição da Laver Cup, que vai acontecer justamente na cidade suíça, entre os dias 20 e 22 de Setembro. O actual número 6 do mundo comemorou a oportunidade de poder jogar em casa, no evento do qual é um dos principais organizadores. \"Estou muito ansioso para jogar em Genebra, no meu país. É um sonho realizado\", declarou.
Outro factor que anima Federer é a já confirmada presença de Rafael Nadal na Equipa Europa. O espanhol jogou a edição de estreia, em 2017, mas não participou no ano passado.\"É muito bom ter Rafa na equipa. Jogamos duplas juntos em Praga e vai ser incrível tê-lo como companheiro novamente\", vibrou Roger, que ainda concluiu: \"Nadal é um líder natural, ele dá muita energia à equipa\".
Por fim, Federer ainda comentou as diferenças entre as claques das cidades nas quais acontece a Laver Cup, já que a sede é rotativa, já tendo passado por Praga e Chicago, antes de ir à Genebra. \"A Laver foi diferente na América do que aconteceu em Praga. E agora tenho certeza que será diversa também em Genebra, mas vai ser incrível\", concluiu.
Nas duas edições, em 2017 e 2018, a Equipa Europa, comandada por Bjorn Borg, levou à melhor contra a Equipa Mundo, que tem John McEnroe como técnico.
Por outro lado, a WTA chega, este mês de Fevereiro, à série de torneios no Oriente Médio, com pontos importantes em disputa. Acontecem o Premier de Doha, e o Premier 5 de Dubai. As principais jogadoras do mundo já definiram os seus calendários, para estas duas semanas. Mas uma ausência de peso será sentida: Naomi Osaka, número 1 do mundo, desistiu da disputa em Doha.
A japonesa sentiu um problema nas costas e preferiu abrir mão da disputa. Com isso, a estrela principal do evento será a romena Simona Halep, número 3 da WTA. Além da europeia, outras três top 10 jogam em Doha: Karolina Pliskova (5ª), Angelique Kerber (6ª) e Kiki Bertens (8ª), esta última recém-campeã em São Petersburgo.
Na semana seguinte, acontece o Premier 5 de Dubai, torneio que dá 900 pontos para a vencedora. Valendo muito, o evento tem 9 das 10 principais jogadoras da WTA inscritas. Apenas Sloane Stephens (4ª) não consta na lista. A norte-americana vai  actuar em Acapulco, no fim de Fevereiro.
Serena Williams, número 11 do mundo e a beira do top 10, não se inscreveu em nenhum dos Premier a serem disputados na Ásia. Ela já não jogou em 2018, e não tem pontos a defender.