Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Federer recordista mais velho no top 3

04 de Dezembro, 2015

O suíço, que é o mais experiente no grupo, também colaborou para as outras duas marcas.

Fotografia: AFP

A longevidade dos principais jogadores do circuito deixou de ser novidade nos últimos anos, mas ganhou o apoio de alguns números levantados pela ATP. O top 10 ao final desta temporada estabeleceu três recordes relacionados ao maior tempo de desempenho em alto nível.

Um deles é individual e agora pertence ao suíço Roger Federer. Aos 34 anos, o ex-número 1 se torna o jogador mais velho a encerrar uma temporada no top 3.

O suíço, que é o mais experiente no grupo, também colaborou para as outras duas marcas.

O top 10 actual tem média de quase 30 anos e dois meses de idade, a mais alta desde que o ranking mundial foi criado, em 1973. Por fim, os cinco jogadores que estão na casa dos 30 anos igualam o fato que só aconteceu uma vez, em 1974.No topo pela quarta vez em cinco anos, o sérvio Novak Djokovic caminha para repetir Federer e aparecer no top 3 por 10 anos consecutivos, o que pode acontecer em 2016. A série do suíço foi encerrada em 2013, quando terminou em 6º.


Breves
Rolando Garra acontece na próxima semana

A oitava edição do Rolando Garra, torneio promovido pela Fundação Ténis, será realizada nos próximos dias 10 e 11 de Dezembro no Parque desportivo da PUC-RS. O evento deve reunir cerca de 700 crianças e adolescentes (de sete a 16 anos) assistidas pela instituição. Durante esses dois dias, os participantes são divididos em 26 categorias de acordo com a faixa etária e o domínio do desporte. O Rolando Garra reuni alunos de oito núcleos da fundação no estado do Rio Grande do Sul e de mais dois núcleos de São Paulo. O evento também conta com a participação de ex-alunos em jogos de duplas.