Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Fenati alcança a primeira pole

11 de Outubro, 2015

Jean -Francois Monier

Fotografia: AFP

O resultado conquistado tem um gosto especial para o piloto italiano. É a primeira pole-position que o titular da VR46 consegue na Moto3, motivo mais para celebrar em Motegi.

O piloto Niccolò Antonelli liderou todos os treinos livres, mas vai largar na quarta posição. Nas classificativas, chegou a assumir a "ponta da grelha", mas não por muito tempo. Miguel Oliveira e Jorge Navarro deram-lhe luta que teve de ceder.

Na segunda fila da grelha de largada, estão também Enea Bastianini e Danny Kent, líder do campeonato do mundial.

TREINO
Phillip Oetll inaugurou o tempo ao marcar 1min59s199. O sonho da pole-position não durou muito. Na volta seguinte, Miguel Oliveira fez o favor de assumir a liderança da sessão, com a marca de 1min58s150, 0s276 superior ao tempo de Brad Binder, o segundo.

Niccolò Antonelli vivia um drama. Depois de liderar todas as sessões de treinos livres, o piloto saiu dos boxes, quando o cronómetro marcava menos de 30 minutos para o final.

Com a primeira parte da classificação completada, os competidores recolheram-se nos boxes. A sessão estava com Hiroki Ono na liderança, seguido por Oliveira, Enea Bastianini, Zulfahmi Khairuddin, Romano Fenati, Francesco Bagnaia, Jakub Kornfeil, Lorenzo Dalla Porta, Livio Loi e Brad Binder.

Antonelli não estava para brincadeira. Em pouco tempo na pista, o piloto alcançou a pole-position provisória. Com a marca de 1min56s930, superou em 0s262 o segundo classificado. Enquanto isso, quem fazia uma sessão bastante discreta era Danny Kent, líder da época. Com 20 minutos para o encerramento dos cronómetros, o piloto estava apenas em 14º.

Na recta final, as coisas começaram a mudar. O titular da Ongetta viu-se confortável com o seu tempo e foi aos boxes. Fenati aproveitou para dar o troco e cravou 1min56s484. O tempo levou-o a pole provisória. Ainda, Navarro empurrou Antonelli para o terceiro posto.

A 11 minutos do final, todos os competidores foram para os boxes. Poucas coisas haviam mudado. Fenati continuou na liderança, seguido por Navarro, Antonelli, Bastianini e Kent.

Nos últimos minutos, Fenati cometeu um erro ao perder a sua moto. O piloto saiu da pista e perdeu precioso tempo. Porém, o deslize não cobrou caro. Ao seu lado vai estar Miguel Oliveira, com Navarro em terceiro.