Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Fernando Baptista está em ascensão no provincial

H?lder Jeremias - 04 de Maio, 2017

Fernando Baptista, piloto ao serviço do Team Transchipita

Fotografia: Dombele Bernardo |Edições Novembro

O piloto ao serviço do Team Transchipita, Fernando Baptista, é apontado entre os principais favoritos à conquista da vitória, na terceira jornada do Campeonato Provincial de Motocross de Luanda, agendada para o dia 13 do corrente, a partir das 13h00, no circuito internacional, Jorge Varela, localizado no bairro do Gamek.

Regressado há pouco mais de um mês, da África do Sul, país onde esteve a dar prosseguimento à sua formação académica, ao mesmo tempo que esteve inserido numa das competições locais, Fernando Baptista está a conquistar o espaço nas lides do espectáculo sobre rodas, a nível nacional,  arrebatou o terceiro lugar na jornada inaugural da época 2017, em que se sagrou vencedor o piloto namibiano, ao serviço do Team Dinamith, Ruhan Gous, seguido do representante do Team Orbel, Zé Cazenga.

Na segunda jornada, disputada dia 22 de Abril, Fernando Baptista evidenciou altos níveis de progressão, ao travar despique directo com o campeão namibiano, relegou o campeão nacional Zé Cazenga para o último lugar do pódio, fruto da sua performance deslumbrante, ganhou  a simpatia de centenas de adeptos que aguardam por novas exibições de alto nível.

Ciente de que a sua prestação vai motivar mais empenho, por parte dos seus directos concorrentes, Fernando Baptista aproveita a semana em curso para aprimorar os níveis físicos, com várias sessões de ginásio, caminhadas e corridas, pelo que nos dias que antecedem a prova deve  deslocar-se ao circuito, acompanhado de técnicos para limar arestas no que tange à componente técnica. Em declarações à imprensa, o piloto mostra-se muito comedido quanto aos resultados a serem alcançados nos próximos desafios, mas não esconde o desejo de arrebatar a primeira vitória na jornada em vista, dado que reconhece que os níveis técnicos de Ruhan Gous e de Zé Cazenga, representam um grande obstáculo a transpor.

Por seu turno, Zé Cazenga reconhece que os dois pilotos acima referenciados são dotados de excelentes atributos técnicos, algo que considera salutar para o motocross nacional, já que obriga aos demais concorrentes a empenharem-se ao fundo, para impedir o declínio ao nível da tabela classificativa.

\"Estou muito satisfeito com a forma de actuar dos meus adversários, pois sou um desportistas que gosta de grandes desafios, porque só assim podemos evoluir. O Ruhan Gous é um piloto que tem uma técnica muito semelhante a do Ricardo Jorge, e tenho de trabalhar para superá-lo. O Fernando Baptista tem tudo para obter a melhor classificação possível. Nas duas provas do Provincial e na primeiro do nacional, constatei que o seu andamento é dos melhores\", reconheceu Zé Cazenga. 

MOTORES

Karl Hanz pondera regressar


O piloto namibiano, Karl Hanz, está a ponderar a presença na terceira jornada do Campeonato Provincial de Motocross de Luanda, que o circuito do Gamek vai acolher dia 13 do presente mês, em virtude de estar em recuperação de uma lesão contraída durante as sessões de treino na Namíbia, no âmbito da sua preparação da jornada transacta.

A informação foi avançada ao Jornal dos Desportos,  pelo director do Team Dinamith, Carlos Moreira, que deu conta de que a instituição que dirige está em contacto permanente com o progenitor do piloto e dos técnicos que o acompanham, tendo recebido garantias de uma célere recuperação, não obstante ainda não saber se vai estar  presente na terceira prova do provincial.

Kalr Hanz está a notabilizar-se  na categoria dos 150cc do campeonato namibiano, marcou  presença na jornada inaugural do provincial de Luanda, nos 250cc, em função da sua clarividente superioridade diante dos pilotos nacionais, que actuam na categoria inicial. O piloto tinha tudo para regressar ao país ao lado do campeão namibiano dos 250cc, Ruhan Gous, este último  venceu  duas provas, todavia, a lesão impediu a sua segunda presença.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, Carlos Moreira deixou vincado o  optimismo quanto ao regresso do jovem piloto ao convívio dos seus companheiros de equipa, de forma a oferecer bons espectáculos de motocross ao público e garantir a supremacia da equipa vianense, numa altura em que Ruhan Gous lidera a tabela classificativa com duas vitórias, com igual número de jornadas.

Outro piloto que se tem notabilizado, pela ascensão técnica, responde pelo nome de Yane Oliveira "Busha", numa clara alusão de que a aposta da equipa vianense em pilotos estrangeiros e nacionais, está a sortir os efeitos desejados, de acordo com Carlos Moreira. "O Karl Hanz é um piloto de grande nível técnico, tal como ficou demonstrado na primeira jornada do Provincial, mas foi uma pena ter ficado lesionado numa das sessões de treino, durante a preparação para a segunda jornada.
Hélder Jeremias