Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Fernando Duarte dirige seleco

lvaro Alexandre - 06 de Julho, 2014

Seleccionador nacional divulgou j os eleitos para a operao Vitria

Fotografia: Jornal dos Desportos

A direcção da Federação Angolana de Pesca Desportiva contratou o comandante do Team Kuxica, Fernando Duarte, para o cargo de  seleccionador nacional, com o objectivo de preparar as duas selecções de seniores masculinas de Angola, que vão participar na 23.ª edição do Campeonato do Mundo da modalidade, a decorrer de 22 a 29 de Novembro do corrente ano, em Vitória, Brasil.

O vice-presidente da Federação Angolana de Pesca Desportiva (FAPD), Hélder Milagre, explicou as razões que motivaram a escolha do Fernando Duarte, para responsabilizar-se, por um período de um ano, no comando técnico das selecções nacionais.

 "O seleccionador nacional de pesca de alto mar é hoje em dia, de acordo com as regras da federação, o capitão de nacionalidade angolana da equipa melhor classificada no Campeonato Nacional, neste caso, o Team Kuxica, dai a escolha", explicou.

O dirigente federativo afirmou que "a nível da selecção a participação de Angola em mundiais FIPS-M não tem sido boa, excepto em 2008, em Richards Bay, na África do Sul, aonde se sagrou campeã,  tendo conseguido nesse ano levar três equipas".

Ao nível de equipas , prosseguiu, tem-se assistido a participações regulares das formações angolanas em mundiais OWC, tendo no presente ano, na Costa Rica, o Tudo Fish, representando o torneio Luanda Sailfish Classic, capitaneada por Jan Jongschaap,  tendo obtido um resultado histórico, sagrando-se campeã da maior competição Mundial da modalidade", detalhou.

A participação de Angolano no Campeonato de Mundo  do Brasil tem  metas claras e objectivas. "Aqui o desafio do seleccionador é converter estes resultados e classificações individuais em resultados colectivos da selecção, o que não acontece desde 2008", concluiu.

FERNANDO DUARTE
CONVOCA SELECÇÂO

O seleccionador nacional, Fernando Duarte, apresentou ontem, na sede da Federação Angolana de Pesca Desportiva, a lista dos dez pescadores seleccionados para participarem nos trabalhos preparatórios visando a disputa das três primeiras posições da 23.ª edição do Campeonato do Mundo, previsto para o período de 22 a 29 de Novembro no estado de Vitória, Brasil.

As duas selecções nacionais têm quatro meses para preparar os argumentos tácticos, para estarem bem documentados sobre o tipo de pesca praticada na região sul-americana, propriamente no Brasil.

Em função dos objectivos traçados e aliados aos recursos financeiros disponibilizados pela direcção da federação, Fernando Duarte convocou oito pescadores titulares e dois suplentes.

"Com base nos resultados desportivos do campeonato e com dados de prestações extraordinárias no campeonato mundial de equipas OWC formei dois grupos. Neste sentido, o que fiz foi olhar para o tipo de pesca que vamos enfrentar em Vitoria do Espírito Santo. Com base nisso defini o perfil mais indicado para representar Angola, de acordo com os resultados desportivos da época passada escolhi os que foram os mais regulares durante toda a época", defendeu Fernando Duarte.

A Selecção Nacional A está integrada por Marco Couto (Tubarões Fishing Team), Luís Van Dúnem (Tudo Fish), Rafael Brigham  (Team Release) e Carlos Louro  (Team Release) e a B por Júlio Rocha (Team Kuxica), João Tavira Lopes (Team Kuxica), José Manuel (Tudo Fish) e Kevin Jongschaap (Tudo Fish). O técnico escolheu como pescadores suplentes Rogério Matos e Nuno Abohbot, ambos do Team Náutico.
Fernando Duarte retirou a hipótese do estágio competitivo fora do país.

"Estamos a tentar conseguir antecipar a ida para o Brasil, de forma a termos um dia extra de preparação e adaptação às condições locais. Uma condição que se revelou importante na competitividade individual de algumas equipas angolanas,  no recente Campeonato do Mundo da Costa Rica", concluiu Fernando Duarte.