Jornal dos Desportos

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Ferrari faz testes em Fevereiro

19 de Dezembro, 2019

Em 2021 a Frmula1 vai usar rodas de 18 polegadas e a Pirelli comeou com os preparativos

Fotografia: Dr

A partir de 2021, a Fórmula1 vai usar rodas de 18 polegadas e a Pirelli começou os seus preparativos para se adaptar a isso, durante a temporada de 2019, a Renault e a McLaren fizeram testes com carros adaptados. A Mercedes também contribuiu para os estudos, com dois dias de treinos, em Abu Dhabi, após o teste de pós-temporada,    no circuito de Yas Marina.
A Ferrari vai ser a próxima equipa com rodas de 18 polegadas, quando testar em Jerez, em 8 de Fevereiro do próximo ano, dez dias antes do início dos testes oficiais da pré-temporada, que acontece, tradicionalmente, em Barcelona. A equipa optou, por adiar o teste dos pneus de desenvolvimento da Pirelli, por razões de custos.
O novo carro da Ferrari vai ser apresentado em 11 de Fevereiro, o que significa que provavelmente vai estar nos estágios finais de produção, antes de estar pronto para os testes de pré-temporada de 2020, em 18 de Fevereiro.
No entanto, mesmo que a Ferrari 2020 esteja pronta a correr na pista, antes do previsto, directrizes específicas foram escritas nos regulamentos desportivos do próximo ano, para garantir que nenhuma vantagem injusta possa ser obtida nos testes de pneus. No total, a Pirelli pode completar 25 dias de testes particulares, entre 1º de Fevereiro e uma semana após a última jornada da temporada, que acontece em Abu Dhabi, em 29 de Novembro.
Se um teste for realizado, antes da primeira etapa da temporada, como será o caso da Ferrari, apenas carros modificados de 2018 ou 2019 podem vir a ser usados. Isso, impede que qualquer trabalho de 2020 seja realizado antes dos testes colectivos, que foram reduzidos de oito dias para seis dias, em 2020.
Embora os pneus de 18 polegadas façam parte de um novo conjunto de regulamentos técnicos para 2021, as regras também estabelecem que o objectivo dos testes de pneus é obter informações sobre os compostos, o aro da roda das tampas e nada mais.
Isso, significa que qualquer equipa que ajude nos testes de pneus, não deve usar nenhum \"carro ou subcomponente\" que forneça informações técnicas para seu próprio projecto de 2021.Entre as mudanças, nos regulamentos de testes de 2020, também está a condição de que o teste pós-temporada tradicional seja estendido para três dias, com pelo menos um dia realizado por um piloto regular do grid (de cada equipa) de 2020, para testar os pneus de 2021.
Assim, vai exigir um carro \'mula\' para acomodar as rodas de 18 polegadas, embora, todas as equipas sejam capazes de atender à demanda, se nenhuma puder, terão de perder esse dia extra de testes. Um dia de testes também deve ser conduzido por um piloto que competiu, em não mais de duas corridas de Fórmula 1, ao longo da carreira.
Anteriormente, esses \'novatos\' eram necessários para dois dias de testes, ao longo do ano, mas a oportunidade reduzida é um legado da restrição, aos testes em 2020. As equipas são livres para decidir, se o piloto novato usa um carro de 2020, ou um carro \'mula\', para testar as rodas de 18 polegadas para 2021.