Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Ferrari revela nome do novo carro

27 de Janeiro, 2015

Estreia do modelo na pista no ms de Fevereiro em Jerez na abertura dos testes de pr-temporada aguardado com espectativa

Fotografia: AFP

Com apresentação marcada para o próximo dia 30 de Janeiro, a Ferrari decidiu baptizar o seu novo carro de SF15-T. Bólido vai ser guiado por Sebastian Vettel e Kimi Räikkönen e faz a estreia em 1 de Fevereiro no circuito espanhol de Jerez de la Frontera.A Ferrari anunciou na manhã de ontem que o seu carro para a disputa da temporada 2015 do Mundial de F1 vai chamar-se SF15-T.O carro ainda não foi lançado. A apresentação oficial foi marcada pela equipa para o dia 30 de Janeiro. Enquanto isso, por meio de um site especial dedicado ao lançamento, continua a divulgar pequenas imagens do "Projeto 666", como o carro era chamado internamente.

A estreia do modelo na pista é no dia 1 de Fevereiro, em Jerez, na abertura dos testes de pré-temporada. O primeiro teste vai ser  conduzido pelo tetracampeão Sebastian Vettel, contratado no fim do ano passado para ocupar o lugar de Fernando Alonso.A Ferrari, ao contrário das outras equipas, que dão nomes em sequência aos seus carros, gosta de variar. Em 2009, por exemplo, baptizou o carro de F60, em referência aos 60 anos de participação na F1.

 Em 2011, correu com o Ferrari 150 Italia para marcar os 150 anos da unificação do seu país, após uma polémica com a Ford a fazer abandonar a ideia inicial, F150. No ano passado, com o início da era turbo, a equipa disputou o Mundial com a F14T.Apenas quarta colocada na F1 em 2014, a escuderia italiana espera que a SF15T consiga quebrar o jejum de vitórias que já dura quase dois anos. A equipa foi ao pódio só duas vezes no ano passado e não sabe o que é vencer desde o GP da Espanha de 2013, com Fernando Alonso.

Para tentar recuperar o caminho das vitórias, muitas mudanças internas foram promovidas nos últimos meses, em todos os níveis.Sergio Marchionne tomou o lugar de Luca di Montezemolo na presidência, Maurizio Arrivabene assumiu a chefia da equipa e gente como Pat Fry e Nikolas Tombazis, responsáveis pelo desenho dos carros nos últimos anos, foram demitidos.

O campeonato de 2015 da F1 vai começar no dia 15 de Março em Melbourne, na Austrália.Entretanto, a Ferrari propôs a introdução do motor V8 biturbo de mil cavalos para a temporada 2017, de acordo com a revista alemã. A Ferrari gostava de introduzir um motor V8 biturbo de mil cavalos, segundo a revista alemã  Auto Motor und Sport, com a Red Bull simpática à ideia. Para conter custos, o turbocompressor podia ser padronizado, mas a Mercedes opõe-se.

Nas reuniões realizadas pela FIA e as montadoras do Mundial de F1 para falar das unidades de força, durante o mês de Janeiro, a Ferrari propôs a introdução de um motor V8 biturbo, chegando aos mil cavalos de potência, na temporada 2017, prazo com o qual se trabalha para promover uma mudança no regulamento técnico da categoria. A informação é da revista alemã  Auto Motor und Sport.De acordo com a publicação, a equipa italiana sugeriu que a nova unidade de força tenha capacidade de 2,2 L e 17 mil rpm, sem o MGU-K, mas com Kers e turbocompressor padronizados para todas as equipas.

Tal fórmula também solucionava a questão do barulho dos carros, bastante impopular ao longo de 2014.Enquanto a Red Bull, parceira da Renault, acena com a possibilidade, a Mercedes é contrária, especialmente com relação ao último item. A marca defende que o turbocompressor seja construído pelas próprias montadoras, até porque possuem tecnologia suficiente para tal.A Honda, que entra na F1 neste ano, também está disposta a encarar uma mudança nas regras já dentro de um prazo de duas temporadas.

Confirmação
Bottas estreia carro


A Williams anunciou que o finlandês Valtteri Bottas vai ser o primeiro a andar com o novo carro da equipa, nos primeiros testes colectivos da pré-temporada da Fórmula Um, a partir do dia 1 de Fevereiro, em Jerez, na Espanha.Bottas, que foi o quarto colocado na temporada passada, andará nos dois primeiros dias, enquanto o brasileiro Felipe Massa assume o cockpit do FW37 nos dias 3 e 4 de Fevereiro.Assim, apenas no primeiro dia de actividades o Brasil não está representado na pista, pois Felipe Nasr, da Sauber, vai andar no segundo e terceiro dias do teste.Após Jerez, as equipas ainda vão fazer dois testes em Fevereiro, ambos em Barcelona.