Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Festandebol ultima preparativos

Silva Cacuti - 29 de Março, 2016

A realização do Festandebol está inserida nos festejos do 14 aniversário da paz em Angola

Fotografia: Jornal dos Desportos

A comissão organizadora do festival de andebol (Festandebol), tem quase tudo pronto para materializar as homenagens a ex-praticantes, técnicos e árbitros que se notabilizadam a nível do andebol angolano.

A garantia foi dada por Adérito Cavala, coordenador no núcleo de ex-praticantes do Grupo Desportivo da Banca, que disse que mais pormenores sobre a preparação do festival serão dados hoje, durante a conferencia de imprensa marcada para o efeito no Grupo Desportivo da Banca.

"Está quase tudo acertado. Em princípio, temos assegurado o recinto do Gama como palco do evento, mas estamos ainda a fazer contactos com a Cidadela, devido a adesão que esperamos ter. 

As pessoas vão voltar a ver Hermínia Coelho, Graça Bandeira, Teresa Joaquim, Elizabeth Bondo, Marcelina Kiala, Bombo Kalandula, Filomena Trindade a jogar e as novas gerações identificarem-se com algumas das pessoas que as inspiraram", augurou o organizador.

Do programa do festival constam 24 jogos, nos escalões de iniciados juvenis e juniores, mas o realce vai para os jogos de veteranos entre Amigas de Nair Almeida - Amigas de Maura Moura e Amigos de Filipe Cruz que vão defrontar os amigos de André da Costa (Quimonha).

Segundo o organizado, esforços estão também a ser feitos para que a antiga dupla internacional angolana constituída por Domingos Nascimento e Francisco Luzendo, que também vai ser homenageada, apite um dos jogos de veteranos.O cartaz de homenageados inclui as ex-praticantes Nair Almeida, Marcelina Kiala, Filomena Trindade; os treinadores Filipe Cruz, Edgar Neto, Pina de Almeida, José Augusto e os árbitros Domingos Nascimento e Francisco Luzendo.

A realização do Festandebol está inserida nos festejos do 14 aniversário da paz em Angola que se assinala a 4 de Abril e disputa-se sob o lema "Paz em Angola, andebol sem limites, rumo a vitórias sucessivas".
Silva Cacuti