Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Festejos do Dia Nacional dos Desportos

João Francisco - 11 de Janeiro, 2016

Galeria do Desporto na Cidadela Desportiva esteve lotada na palestra que marcou o Dia Nacional do Desporto

Fotografia: M. Machangongo

No âmbito das comemorações do Dia Nacional dos Desportos, que se assinala todos os anos a 23 de Janeiro, e de mais um do aniversario do Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD), o Instituto Superior de Educação Física e Desportos , uma das mais recentes unidades orgânicas do órgão reitor do desporto angolano, deu à cara na  sexta-feira ( 08.01) na Galeria dos Desportos  com a realização de uma palestra, subordinada ao tema  “Desporto e o resgate de contributo para a educação de valores sociais”.

Ao evento estiveram presentes antigos praticantes, hoje emprestados à outras tarefas no dirigismo desportivo e em outras áreas do saber e da economia, teve como prelector o professor Moisés Graneira, quadro sénior do Minjud, que não deixou os créditos em maus alheias, perante uma plateia que lotou a Galeria dos Desportos, localizada mesmo no coração da Cidadela Desportiva.

Depois da apresentação do tema, com o suporte em “power -point” ( projecções de slides em tela), prosseguiu o período de interacção com  os espectadores, que além do que lhes foi apresentado, quiseram saber mais sobre o actual estado do desporto angolano, que muitos consideraram estar a viver um dos seus momentos mais críticos de letargia.

Depois do período de perguntas e respostas, em que prelector não escapou pelo facto de já ter exercido cargos na Direcção Nacional para as Politicas do Desporto do Minjud, a palestra do professor Moisés Graneira definiu como acção: “ Ensinar a amar, educar para a convivência saudável entre diferentes pessoas, e aprender a estabelecer relações de confiança e respeito mútuo, baseado em valores éticos, morais, afectivos e espirituais”.

O tema emprestou pistas cujo objectivo direccionado, a família, escolas, líderes comunitários, empresas, organizações desportivas, universidades e comunidades religiosas, entre outras instituições da sociedade angolana com a mesma responsabilidade civil no sector.

De resto, o prelector não procurou respostas mas compreender as perguntas que lhe foram formuladas ao longo do período reservado às questões, concluindo que  “ O maior juiz de seus actos deve ser você e não a sociedade”, citando um dos especialistas estrangeiro sobre a matéria.

ISEFD
 Noutro ângulo, a temática visou também a promoção das inscrições de 05 a 23 deste mês( Janeiro) para os exames de acesso ao Instituto Superior de Educação física e Desportos (ISEFD), localizada na Cidade do Kilamba, adjacente ao Prédio U19.

O ISEFD, que tem na sua gerência quadro seniores do Minjud, como o ex - director Nacional dos Desportos, Raimundo Ricardo, além do próprio professor Moisés Graneira, vai abrir brevemente as portas ao público e está actualmente a utilizar como outro endereços para informações, a página do facebook: isefedacesso 20116 e ainda o E- mail: isefdluanda(arouba)hotmail.com.

De recordar, que o ISEFD, abreviação do Instituto Superior de Educação Física e Desporto, foi criado pelo decreto nº 7/09, de 12 de Maio, com o estatuto  de pessoa colectiva de direito público, dotado de autonomia cientifica pedagógica, administrativa, financeira e patrimonial.

Ao ISEFD podem habilitar-se,  professores de educação física, gestores desportivos e agentes desportivos comunitários, que no acto de inscrição devem apresentar a documentação de suporte exigida para o exame de acesso, que acontece entre 08 a 13 de Fevereiro. A apresentação das listas dos candidatos ao exame de acesso, acontece entre 25 e 30 e, a publicação dos resultados de acesso são publicados entre 22 a 27 de Fevereiro.