Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Festival nacional termina terça-feira

Venâncio Victor, Malanje - 21 de Dezembro, 2014

Festival nacional termina terça-feira

Fotografia: Jornal dos Desportos

A província de Malanje tem fortes tradições na prática do xadrez e que a realização do torneio absoluto vai contribuir para a revitalização e desenvolvimento desta disciplina nas terras da palanca negra gigante.

O vice-governador assegurou que a realização desta competição faz parte da estratégia da promoção e generalização da modalidade  na província. Manuel Campo  reiterou a disponibilidade do Governo provincial em acolher provas nacionais, sem descurar  o xadrez.

De acordo com o vice-governador, a província de Malanje  é tida como o berço do xadrez a nível nacional se for tido em conta que já  formou muitos xadrezistas de renome, com realce para o primeiro mestre internacional  Manuel Mateus,  Francisco Briffel ou Armindo de Sousa, que levaram o nome da província além fronteiras.

Manuel Campo disse que o  Governo Provincial de Malanje está comprometido com a massificação e desenvolvimento do desporto, em  particular a xadrez. E garantiu que estão criadas as condições  para executar o programa de desenvolvimento do desporto na província de Malanje.

Manuel Campo disse ainda que  o Plano Nacional de Desenvolvimento até ao fim da legislatura contempla a formação  de dirigentes, técnicos, árbitros e atletas, aquisição de material desportivo para as diversas modalidades.

O  vice-governador destacou, as obras de reabilitação e construção de infra-estruturas  desportivas em todos os municípios do interior da província para o desenvolvimento do desporto.

A competição conta com 90 xadrezistas das províncias de Malanje, Lunda Sul, Luanda Malanje, Uíge e Benguela, com destaque para a  campeão africana, Esperança Caxita.

O presidente da Associação Provincial de Xadrez, Abel do Rosário, disse  que o festival nacional  vai apurar a equipa campeã do torneio absoluto edição de 2014, e a de partidas rápidas .