Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Festival Nutico arranca hoje em Luanda

Rosa Panzo - 18 de Maio, 2019

Os atletas do Clube Naval de Luanda tambm esto determinados a erguer o trofu do ttulo da competio

Fotografia: Dombele Bernardo |Edies Novembro

 A contra costa da Ilha do Cabo acolhe hoje, a partir das 12h30, a primeira jornada do Festival Náutico "Regata do Aniversário do Naval", no âmbito das comemorações dos 136 anos da fundação daquela instituição desportiva que se assinala no próximo dia 23. Uma centena de velejadores nacionais e moçambicanos entram na corrida ao título em todas as classes.
De Luanda, a organização conta com a participação do Clube Náutico da Ilha de Luanda, Marítimo da Ilha, Marinha de Guerra, 1º de Agosto Petro Atlético de Luanda e os anfitriões.
O Clube Marítimo dos Desportos de Moçambique é o único clube estrangeiro convidado e faz-se representar com três atletas, mormente, Cassimo Bila, António Júnior e Maria Mavacha. Os actuais campeões africanos entram determinados em levar o troféu às terras do Índico.
Em declarações ao Jornal dos Desportos, o treinador da equipa moçambicana, Ernesto Sumidila, disse que nada os tira o mérito de velejar com determinação no Oceano Atlântico, apesar de estarem acostumados com as águas do Índico.
O Clube Marítimo dos Desportos de Moçambique preparou a participação da "Regata do Aniversário do Naval" durante um mês.
"Estamos sempre preparados para qualquer eventualidade. A nossa preparação é contínua", disse.
Na qualidade de anfitriões e vice-campeões africanos, os atletas do Clube Naval de Luanda também estão determinados a erguer o troféu do título da competição.
Para hoje estão agendas as regatas de vela, remo e canoagem. Amanhã, a organização faz disputar as últimas regatas de vela.
O Clube Naval de Luanda é considerado uma das agremiações mais antiga de África. Foi fundado em 23 de Maio de 1883.