Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

FIA confirma mudanças no calendário

04 de Outubro, 2015

FIA) confirmou ontem a mudanças no calendário da temporada 2016 da Fórmula 1.

Fotografia: AFP

Em reunião do Conselho Mundial de Automobilismo (WMSC, na sigla em inglês), em Paris, a FIA aprovou alterações em quase toda a lista de corridas do próximo ano.

A maior mudança acontece logo na prova de abertura da temporada. O GP da Austrália foi antecipado em duas semanas. Será disputado no dia 20 de Março - no calendário provisório estava marcado para 3 de Abril. As corridas na China e no Bahrein, logo na sequência, também foram adiantadas.

A revisão do calendário visa espaçar melhor as corridas ao longo do ano, facilitando o deslocamento das equipes e pilotos entre uma etapa e outro e concedendo maior descanso entre as provas.

As mudanças desagradam parte do circuito porque as equipas preferiam começar o campeonato mais tarde, em Abril, como estava previsto, para ter maior tempo de preparação para a temporada. Uma das interessadas no calendário inicial era a norte-americana Haas. A estreante na categoria teria mais tempo para preparar seus carros.

Apesar disso, o novo calendário impôs situação difícil para as equipes no meio do campeonato. As corridas no Canadá, na América do Norte, e no Azerbaijão, na fronteira da Europa com a Ásia, foram posicionadas logo em sequência, nos dias 12 e 19 de Junho.

O calendário de 21 corridas não sofreu alterações na sua recta final. O campeonato será encerrado em Abu Dabi no dia 27 de Novembro. A penúltima etapa será no Brasil no dia 13. Mas a corrida anterior, no México, foi adiantada para 6 de Novembro, deixando apenas uma semana de intervalo para a prova brasileira.