Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

FIFA impe novo cdigo disciplinar

13 de Julho, 2019

entidade liderada pelo suo Gianni Infantino "na linha da frente de combate ao ataque aterrador dos direitos humanos fundamentais".

Fotografia: AFP

A FIFA estipulou castigos mais pesados aos jogadores e outros responsáveis, que se envolvam em abusos racistas, duplicou de cinco para dez  jogos, o período de suspensão.
O novo código disciplinar da FIFA foi tornado público na quinta-feira, vai permitir que os árbitros suspendam um jogo de futebol, por incidentes racistas, pode,  mesmo, dá-lo por encerrado e atribuir derrota à equipa infractora.
Depois de quase 15 anos,  sem grandes alterações, o novo código da FIFA - desenvolvido após consulta às seis confederações de futebol e outras entidades relacionadas - introduz modificações significativas em áreas como o racismo e a discriminação,  que segundo o organismo, colocam a entidade liderada pelo suíço Gianni Infantino \"na linha da frente de combate  ao ataque aterrador dos direitos humanos fundamentais\".
Paralelamente, também, vão ser alargadas as sanções ao nível das transferências, com os clubes a serem impedidos de contratar e inscrever jogadores, caso tenham dívidas relativamente a jogadores, treinadores ou a outros clubes.