Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Filipe Cruz admite surpreender no Mundial

Silva Cacuti - 05 de Janeiro, 2019

Sete nacional efectuou ontem primeiro jogo de controlo

Fotografia: Jos Cola| Edies Novembro

As selecções do Qatar, Argentina, Hungria, Suécia e Egipto, integrantes do Grupo D, da fase preliminar do 26º Campeonato Mundial de andebol sénior masculino, o mesmo de Angola, podem ser as primeiras a serem surpreendidas pelo conjunto angolano, caso os pupilos de Filipe Cruz materializem as pretensões do treinador.
Em entrevista ao Jornal dos Desportos, Filipe Cruz, seleccionador nacional, revelou o desejo de trabalhar para surpreender, a julgar pelo facto da Selecção Nacional ser a menos cotada do grupo.
\"Temos estado a trabalhar para sermos capazes de apresentar o andebol e a dinâmica que pretendemos, a fim de que tenhamos exibições e resultados satisfatórios e que possamos surpreender todo o mundo. Esta, é a mensagem, é o espírito que passamos ao grupo\", disse.
As capacidades referidas,  vão ser avaliadas durante os jogos amistosos, que a equipa realiza no estágio.
\"Uma coisa é o treino e outra é o jogo. Teremos tempo, durante o estágio,  para fazer avaliações ao trabalho que fizemos,  corrigir o que não estamos a fazer bem\", comentou.
Hoje, a Selecção Nacional realiza o segundo jogo amistoso, em terras polacas, joga com a equipa do KPR Gwardia Opole, da liga da Polónia.  Ontem, no princípio da noite, a selecção deu início à fase de jogos de controlo, defrontou a formação do SPR Stal Mielec, também da superliga polaca. A equipa volta a jogar na segunda-feira, na República Checa, com o HC Banik Karvina, do principal campeonato local.
O Mundial disputa-se de 10 a 27 do corrente, na Alemanha e na Dinamarca.
 A Selecção Nacional integra o Grupo D, vai ter a sede na capital dinamarquesa, Copenhaga. Estreia-se com a selecção do Qatar, a 11 de Janeiro. Na segunda jornada, a 13 de Janeiro, defronta a da Hungria. No dia 14, o adversário vai ser a forte selecção da Suécia. Depois do repouso, no dia 15, a equipa volta à quadra nos dias 16 e 17 para as últimas jornadas da fase de grupo, joga com a Argentina e com o Egipto, respectivamente.
Filipe Cruz está na Polónia com os seguintes atletas: Guarda-redes - Geovani Muachissengue, Custódio Gouveia. Pivot - Gabriel Teca, Aguinaldo Tati, Agnelo Quitongo.
Centrais - Manuel Nascimento, Cláudio Lopes, Romé Hebo. Ponta - direita - Otiniel Pascoal, Claudio Chicola. Ponta  -esquerda - Elsemar Santos ,Adilson Maneco. Lateral - direito - Francisco Almeida, Adelino Pestana. Lateral - esquerdo - Edvaldo Ferreira.