Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Filipe Cruz e pupilos projectam mundial

Silva Cacuti - 19 de Novembro, 2018

Angolanos pretendem melhorar a classificao da edio anterior

Fotografia: Edies Novembro

Hoje é o dia \"D\", para a Selecção Nacional de andebol sénior masculina, que vai disputar o Mundial da Dinamarca e Alemanha, de 10 a 27 de Janeiro de 2019. O conjunto de Filipe Cruz esboça a presença na prova, no Pavilhão Principal da Cidadela, com duas sessões diárias.
Segundo António dos Santos \"Sales\", director executivo da Federação Angolana de Andebol (Faand), estão assegurados os aspectos logísticos para que a preparação decorra sem sobressaltos.
A selecção trabalha no país, até 28 de Dezembro, data em que segue viagem para a Polónia, onde vai cumprir um estágio pré-competitivo, até ao dia 10 de Janeiro. Durante o estágio estão previstos seis jogos amistosos, um dos quais, com a similar da Coreia do Sul.
Neste arranque dos trabalhos, segundo o dirigente federativo, só Edivaldo Ferreira \" Moreno\" que actua no Smouha de Alexandria, do Egipto, vai estar ausente. O jogador chega ao país perto da data de embarque para o estágio, actualmente está envolvido na disputa da liga árabe. 
O objectivo do conjunto angolano passa pela fuga ao último lugar, classificação obtida em 2017, em França.
O seleccionador convocou os seguintes atletas: Guarda-redes: Geovani Muachissengue, Edmilson Gonçalves, Custódio Gouveia. Pivôts: Gabriel Teca, Aguinaldo Tati, Agnelo Quitongo.
Centrais: Manuel Nascimento, Cláudio Lopes, Romé Hebo. Pontas direita: Otoniel Pascoal, Osvaldo Mulenessa, Cláudio Chicola. Pontas esquerda: Elsemar Santos, Adilson Maneco. Laterais direito: Francisco Almeida, Abigueilei Lourenço. Laterais esquerdo: Edvaldo Ferreira, Declerck Sibo.
Angola vai jogar a primeira fase, inserida no grupo D, em Copenhaga, Dinamarca. Estreia-se diante do Qatar, a 11 de Janeiro. Na segunda jornada, a 13 de Janeiro, defronta a Hungria. No dia 14, o adversário é a forte selecção da Suécia. Depois do repouso, no dia 15, a equipa volta à quadra nos dias 16 e 17 para as últimas jornadas da fase de grupo, com a Argentina e o Egipto, respectivamente.