Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Filipe Cruz retoma o trabalho

Silva Cacuti - 08 de Agosto, 2015

Seleccionador projecta

Fotografia: Jornal dos Desportos

O técnico Filipe Cruz assume, na segunda-feira, o comando técnico da selecção nacional sénior masculina de andebol, que visa a presença nos Jogos Africanos de Brazzaville, República do Congo, agendados para 4 a 19 de Setembro.  A presença do treinador na sessão de trabalho foi confirmada por António Sales, director executivo da Federação Angolana de Andebol (Faand).

“Efectivamente, depois de cumprir o período de dispensa que solicitou, o treinador já vai trabalhar com a selecção na segunda-feira”, disse.

Desde o início dos trabalhos, o adjunto José Pereira “Kidó esteve à frente da equipa técnica. O seleccionador nacional esteve ausente do início dos trabalhos por questões pessoais, segundo o presidente da Faand, Pedro Godinho, que falava no acto da apresentação da selecção nacional.

Desde a sua apresentação, a selecção nacional trabalha em sessões bi -diárias, subdivididas em aspectos físicos, pela manhã, técnico e tácticos, à tarde. O objectivo da equipa nacional é chegar ao pódio e tentar a “desforra" diante do Egipto, com quem perdeu na final do torneio africano anterior, disputado em Maputo, Moçambique.

No quadro da preparação, a selecção nacional pode disputar o torneio “das quatro nações", no Gabão, em que, além da equipa anfitriã, participam igualmente os Camarões e a República do Congo.

A Selecção Nacional vai jogar o torneio de andebol dos Jogos Africanos inserida no grupo B, ao lado da Nigéria e Quénia.  O Egipto, detentor do título, joga no grupo D, com a RDC e o Gabão. No grupo A estão as selecções nacionais dos Camarões, Mali e Líbia; no grupo C estão escalonadas as equipas nacionais do Congo, Costa do Marfim e Madagáscar.

Filipe Cruz convocou os atletas Augusto Dinzeia "Gugu", Belchior Camuanga "Show Baby", Edvaldo Ferreira "Moreno", Elsemar Pedro, Gabriel Teca, Geovany Muachissengue, Osvaldo Mulemessa, Rome Hebo e Sérgio Lopes (1º de Agosto), Adelino Pestana, Edgar Abreu, Julião Gaspar e Liliano Pedro (Interclube), Declerck Sibo, Enio de Sousa, Gilberto Figueira, Henrique Cassange, Cláudio Lopes, Adilson Maneco e Manuel Nascimento (Marinha de Guerra), Heleotério Pensamento, Mário Tati e Mayomona Panzo (Petro de Luanda).

Na última edição dos jogos disputada em Maputo, Moçambique, Angola perdeu, 20-24,  a final diante do Egipto.

A Tunísia, Argélia, Marrocos não estão inscritas nos Jogos Africanos.