Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Floyd Mayweather mantém o título

15 de Setembro, 2014

O americano continuou a acertar mais golpes no quinto e no sexto rounds, apesar do Maidana ter desferido quase o dobro de socos.

Fotografia: AFP

~O pugilista argentino Marcos Maidana foi aguerrido na madrugada de domingo, quando tentou pela segunda vez acabar com o reinado do norte-americano Floyd Mayweather "Money " nos ringues. A peleja teve lugar em Las Vegas. O norte-americano voltou a mostrar um boxe inteligente e levar a melhor na decisão dos jurados num combate que esquentou, sobretudo, no oitavo round. Money acusou o adversário de uma mordida na sua mão esquerda.

Na decisão unânime (115-112, 116-111, 116-111), o atleta mais bem pago da actualidade manteve-se no topo por mais tempo, triunfando no duelo e manteve os cinturões meio-médios da Associação Mundial de Boxe (WBA) e do Conselho Mundial de Boxe (WBC). Com suas 47 vitórias, Mayweather continua invicto. "Mordeu os meus dedos. Não sentia a minha mão depois do oitavo round. É um competidor duro. Quero agradecer todos os fãs da Argentina que vieram até aqui e a todos os meus fãs. Amo-vos", disse.

Mayweather esclareceu que ouviu às instruções do seu pai e do seu córner nesse jogo e achou que estava muito mais afiado que na primeira luta. "Senti-me melhor do que na primeira luta", mostrando a mão ''mordida'' após o combate. Marcos Maidana, por sua vez, acusou o rival de ter colocado a mão na sua boca propositadamente e negou a atitude antidesportiva. Ainda dentro do ringue, após o combate, questionou a decisão dos juízes, afirmando ter vencido o combate.

Diferente do primeiro duelo entre os dois lutadores, em Maio, o argentino não mostrou o mesmo vigor no começo da luta. Mas, mesmo cauteloso, Maidana conseguiu empurrar Mayweather contra a grade em alguns momentos e encontrou forças para atacar até mesmos nos rounds finais. O americano, entretanto, sabia pontuar com mais inteligência.

LUTA
O combate começou com Marcos Maidana a tentar encurtar a distância, sem receios, e esperar o momento certo para atacar o multicampeão. Mesmo encostado às cordas pelo rival, Floyd Mayweather movimentou-se bem e não levou grandes sustos. No segundo round, tomou o centro do ringue. Maidana passou a mostrar mais agressividade, acordou os adeptos argentinos em Las Vegas. O norte-americano respondeu com boas combinações de golpes.

O argentino colocou ainda mais força nos punhos no terceiro round. Empurrou Mayweather contra as grades e acertou uma esquerda no ombro do adversário. De forma inteligente, o norte-americano voltou a travar o combate. Apesar dos bons momentos e da força de Maidana, Floyd Mayweather acertava o maior número de socos, somando vantagem. No final do terceiro round, Money chegou a ser atingido por um bom golpe de Maidana.

O lutador argentino teve o seu primeiro grande momento no quarto assalto. Por mais que Mayweather chamasse a atenção pela habitual boa esquiva, conseguiu acertar uma bonita direita dentro da guarda do multicampeão, além de um golpe na linha de cintura. Efectivo, Maidana conseguiu destacar-se ao pressionar o seu oponente novamente contra as grades. Floyd Mayweather respondeu com golpes no corpo do rival.

O jogo de Floyd Mayweather também foi marcado por inteligência. No sexto round, voltou a ficar diante dos ataques do rival, mas, além da boa esquiva, soube travar a luta nos momentos de perigo. Respondia com ataques de velocidade. Mais de uma vez, Maidana acertou golpes depois do soar do gongo e tentava impedir que a luta se desenvolvesse no meio do ringue, onde Floyd era sempre mais perigoso. O americano continuou a acertar mais golpes no quinto e no sexto rounds, apesar do Maidana ter desferido quase o dobro de socos.