Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Formação chega a Namibe e Moxico

Álvaro Alexandre - 27 de Agosto, 2015

Formação chega a Namibe e Moxico

Fotografia: Jornal dos Desportos

O presidente do Clube Polivalente Aldanuel, Manuel Caleia, confirmou ontem a realização do seminário para formadores de xadrezistas em Luanda, Namibe, Moxico e Cuanza Sul, a decorrer de 14 a 28 do próximo mês. A abertura oficial do curso de orientação multidisciplinar está marcado para as 9h30 do dia 14 de Setembro, na Galeria dos Desportos. O presidente da Federação Angolana de Xadrez (FAX), Aguinaldo Jaime, procede à cerimónia.

A comissão organizadora fez um reajusto no projecto inicial, concebido para formadores-professores de xadrez em Luanda. Caleia disse que não justifica a realização apenas do curso na capital. "Objectivo é explorar ao máximo a presença dos prelectores cubanos no país. A formação em Luanda vai ser feita em três dias e os professores cubanos vão estar em Angola por um período superior a 15 dias", disse.

Para aproveitar o tempo disponível dos profissionais cubanos, a entidade organizadora entendeu estender o grupo de beneficiados. Para além de Luanda, o curso vai ser ministrado a mais três províncias."Após um estudo aturado, decidimos levar a acção formativa também para Cuanza Sul, Moxico e Namibe", justificou.

A visão futurista pesou na decisão de Manuel Caleia, em estender a oportunidade para as três províncias. "Estou a investir para o engrandecimento do xadrez na instituição que presido. Foram escolhidos essas províncias por simples razões. O Colégio Aldanuel, instituição financeira do Clube, pretende estabelecer convénio com outras instituições escolares para formar xadrezistas. O xadrezista e aluno finalista do colégio vai ser encaminhado para instituições com as quais temos convénios", disse. O colégio Aldanuel tem parceria com os IMIL e Pascoal Luvalo. Os próximos protocolos podem ser rubricados com o Instituto de Petróleo do Sumbe.