Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Formao de treinadores termina hoje no CARA

Joo Francisco - 28 de Janeiro, 2019

Fotografia: DR

O primeiro curso conjunto para praticantes com cuidados especiais e normais de ténis de mesa termina hoje no Centro de Alto Rendimento de Angola (CARA). Ministrada pela especialista de nacionalidade venezuelana Luisana Perez Soto, o certame tem como objectivo formar os primeiros quadros do país do nível I, com vista a implementação do ténis de mesa igualmente no seio de portadores de deficiência.
O evento, que decorre desde quarta-feira última, congrega treinadores, professores de educação física e atletas da alta competição, num total de 25 formandos em representação das províncias de Luanda, Bengo, Huíla, Namibe e Huambo.
Luisana Perez Soto é rigorosa com os formandos. Desde o início do curso, não permitiu a ausência por motivos alguns. A pontualidade e a assiduidade foram as exigências primárias exigidas aos participantes, para merecerem o reconhecimento no final do curso. No primeiro dia do curso, excluiu da acção de formação dois candidatos por chegarem tarde à sala.
Os finalistas do curso de nível I do PTT (Paralímpico Ténis de Mesa) tiveram uma experiência disciplinar \"pouco habitual\" do contexto angolano. O respeito às regras acabou por imperar, ante o desagrado de muitos outros participantes.
Angola possui franco progresso no ténis de mesa nas duas classes (masculina e feminina) e nunca implementou a modalidade no seio de portadores de deficiência. O ténis de mesa é praticado em cinco províncias do país.