Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Francisco Manuel defende as cores nacionais

Rosa Napoleão - 06 de Outubro, 2016

O protocolo é válido por quatro anos, comporta ainda o fornecimento de material para a pratica da modalidade.

Fotografia: Jornal dos Desportos

O atleta angolano Francisco Manuel que milita em Portugal, no Ginásio Clube Português, assinou recentemente o compromisso com a Federação Angolana de Esgrima, para defender as cores nacionais  nas competições internacionais.

O Jornal dos Desportos teve a oportunidade de conversar com o atleta, que atestou a disposição de contribuir para o engrandecimento da modalidade.

"Estou pronto a representar o meu país, quando for necessário. Estou na modalidade para chegar ao mais alto nível,  quero fazê-lo de mãos dadas com o país. Até agora, trabalhei arduamente mesmo a conciliar os treinos com a minha formação académica. Não é fácil, mas os resultados são satisfatórios", disse.

Francisco Manuel, 19 anos, disse que parte do seu sucesso deve ao treinador. "Tive sorte em encontrar um bom treinador,  Eduardo Pereira, que é amigo e  encaminha - me da melhor maneira possível, o meu desejo é chegar à internacionalização", reconheceu.

O mais novo recurso do Esgrima nacional, nutre o sonho de qualificar-se para os Jogos Olímpicos de 2020, no Japão. "Esta é a minha grande ambição. Conseguir a qualificação para os próximos olímpicos".

Na galeria do atleta repousam os títulos de segundo lugar no Campeonato de seniores em Floreto, terceiro lugar no Campeonato de cadetes em Espada, segundo lugar no de juniores em Floreto, por equipas, e tantos outros. O presidente da Federação Angolana de

Esgrima, Domingos Pascoal, elogiou o atleta ao considerá-lo como o mais novo reforço da selecção nacional de Esgrima. "É uma mais valia para a modalidade, que está a dar os primeiros passos. É um atleta que já pratica há bastante tempo e que possui habilidades. Vai juntar-se a outros para dar gás às provas internacionais", garantiu.

MODALIDADE
GANHA PATROCÍNIO 

A modalidade de esgrima em Angola mantém-se graças aos apoios da única patrocinadora oficial "Exergia", uma empresa do ramo da construção civil, situada na província do Huambo.

A instituição assinou no dia 20 de Setembro de 2010 um contrato de patrocínio com a Exergia, deu assim um passo importante rumo aos seus objectivos. A Exercia  tem como director o professor António Madaleno,  apoia todas as acções da modalidade, assim como garante o fornecimento de equipamento.

O protocolo é válido por quatro anos, comporta ainda o fornecimento de material para a pratica da modalidade. (Máscaras, armas, espadas, floretes e sabres, gilés, meias, luvas e fios), foram entregues à Federação.    

RN