Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Francs Ogier comanda prova

Paulo caculo - 12 de Março, 2018

Ogier foi de forma evidente o piloto mais rpido na gravilha mexicana e tomou o comando na 14. especial

Fotografia: AFP

O francês Sébastien Ogier (Ford Fiesta) assumiu a liderança do Rali do México no sábado, após a terceira jornada, aproveitando o furo do compatriota Sébastien Loeb (Citroën C3), que comandava a prova até então.
Ogier, pentacampeão em título, comanda a terceira prova do Mundial com 35,9 segundos de avanço sobre o britânico Kris Meeke (Citroën C3) e 46,8 segundos sobre o espanhol Dani Sordo (Hyundai i20), que tinha terminado o segundo dia na frente.
Com o melhor tempo em cinco das seis especiais do dia, Ogier arrasou a concorrência, depois de ter concluído a segunda jornada em quinto, conseguindo limitar as perdas provocadas pela ordem de partida desfavorável.
No sábado, sem esse \'handicap\', Ogier foi de forma evidente o piloto mais rápido na gravilha mexicana e tomou o comando na 14.ª especial, a mesma em que Loeb saiu do carro para mudar um pneu furado, que o fez cair para o quinto lugar, a 2.19 minutos do compatriota e atrás do norueguês Andreas Mikkelsen (Hyundai i20).
Nove vezes campeão mundial, Loeb fez no México uma das suas aparições pontuais previstas para este ano e disputa o seu primeiro rali desde a participação no Rali de Monte Carlo em 2015.
Afectado por diversos problemas mecânicos, por um furo e pela ordem de partida da véspera, o belga Thierry Neuville (Hyundai i20), líder do campeonato, segue no sexto lugar, a quase cinco minutos de Ogier.
Neuville beneficiou da infelicidade de outros pilotos para não estar em pior situação, mas deverá perder hoje o comando do campeonato para Ogier, quando faltam apenas 46 quilómetros e três classificativas para a conclusão do rali.

Categoria máxima ganha suporte em 2019

A Liberty Media já tinha pedido e, agora, a FIA anunciou que, a partir de 2019, a Fórmula 3 vai passar a ser categoria de suporte da Fórmula 1, substituindo a GP3 e a Fórmula 3 europeia. Ou seja, no mesmo fim de semana, teremos F1, F2 e F3.
Alguns pormenores ainda não são conhecidos, mas aponta-se a um limite de 30 pilotos, com duas corridas por fim de semana e com nove a dez fins de semana de competição. Os monolugares serão totalmente novos e serão anunciados, em breve, numa colaboração da FIA com a F1. No entanto, já se sabe que os novos monolugares vão ter o Halo, assim como mais sistemas de protecção.
“A FIA está a redefinir a pirâmide das corridas de monolugares e a criação deste novo campeonato de Fórmula 3 é um passo muito importante a este nível, porque coloca as três mais importantes competições na mesma plataforma. Isto representa grandes vantagens, quer para os adeptos, quer para os pilotos”, comentou Stefano Domenicali.
“Um dos nossos objectivos é proporcionar o máximo espectáculo possível aos nossos adeptos com a Fórmula 1, mas também que eles possam descobrir os próximos talentos do desporto motorizado, como tal, estamos muito satisfeitos por poder receber este novo campeonato. A partir de 2019, daremos mais um passo, com os melhores pilotos das categorias nacionais e regionais a poderem correr nos principais circuitos internacionais e ao lado dos grandes nomes da Fórmula 1”, disse Ross Brawn.
Entretanto, o monolugar da McLaren continua a dar problemas à equipa de Fernando Alonso. Desta vez, o carro conduzido demonstrou estar com problemas de fiabilidade. Em Barcelona, em mais um dia de testes antes do arranque da temporada, o MCL33, carro da McLaren para este ano, começou a verter óleo após apenas sete voltas ao circuito espanhol.
A fase de testes não tem sido fácil para Fernando Alonso e toda a equipa da McLaren. Depois de, no ano passado, ter tido muitas queixas em relação ao carro durante o Campeonato do Mundo de Fórmula 1, o piloto espanhol continua insatisfeito em relação ao seu monolugar.
A McLaren já está a tratar da troca de motores e pretende continuar a trabalhar para ter o MCL33 preparado para o arranque da temporada.