Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Fuga para a Resistncia confirma campees em ttulo

Silva Cacuti - 01 de Fevereiro, 2015

O responsvel afirmou que apesar do percurso estar em condies aceitveis nos ltimos dias tem sido alvo de ligeiras intervenes

Fotografia: Jornal dos Desportos

Os vencedores da IV edição da meia-maratona “Fuga para a Resistência”, Joaquim Chamane e Ernestina Paulino, já estão inscritos para a prova popular que sai à rua na cidade de Caxito no próximo dia  4. A confirmação da inscrição dos campeões foi feita por Alberto Madjel, técnico afecto à organização.

“Temos já inscritos os vencedores da edição passada que, são do mesmo clube, mas temos ainda muitos clubes que confirmaram presença mas ainda não procederam à inscrição de seus atletas. Estamos em crer que nestes dois últimos dias de inscrição o processo ganhe um impulso maior, porque temos os corredores dos nossos municípios, enfim, o processo decorre sem sobressaltos”, comentou.

Chamane é recordista da prova, venceu com o tempo de 1.09:27, enquanto Ernestina Paulino em 2014 fez 1h23 minutos, contra 1.20:51 que tinha cronometrado em 2013.

Mandjel revelou que estavam inscritos, até ontem, 544 corredores. Disse também que, em função das altas temperaturas que se registam na cidade de Caxito, a organização decidiu colocar um total de 16 postos de abastecimento ao longo de todo o percurso.

“Além das temperaturas que temos registado ultimamente, devo lembrar que além da prova principal temos outras subcategorias, como a prova de dez quilómetros, a prova de triciclos e a prova para juvenis, de três quilómetros. A prova de 21 quilómetros vai ter postos a cada dois quilómetros e teremos um total de 16 postos de abastecimento”, explicou.

Alberto Mandjel esclareceu também que não foi feita nenhuma alteração em relação ao local de partida da corrida que mantém-se nas imediações do Musseque Capari. A meta final é que, segundo aquele responsável, deixa de estar no Largo do Ingamba para se fixar junto ao Cine Teatro, na cidade de Caxito.

Em relação aos prémios, mantêm-se o quadro da edição anterior. A corrida tem uma organização comparticipada entre o Governo do Bengo e a Federação Angolana de Atletismo e visa saudar o início da luta armada de libertação nacional cuja data celebra-se a 4 de Fevereiro.

Entretanto, o percurso da V Edição da  meia maratona “Fuga para a Resistência” que se realiza a 4 do corrente na cidade de Caxito vai ser vistoriado amanhã pela última vez, segundo Alberto Mandjel, membro da organização da corrida.

O responsável afirmou que apesar do percurso estar em condições aceitáveis, nos últimos dias tem sido alvo de ligeiras intervenções de equipas do INEA e da Administração Municipal do Dande.

“Amanhã, dia 2, vamos fazer uma última vistoria ao percurso que foi intervencionado nos últimos dias, só para assegurar que está tudo bem”, anunciou.

Amanhã é também o último dia das inscrições, reiterou, confiante de que a meta de inscrever mil corredores pode ser alcançada.


Bengo
Organização
assegura juízes


Em relação a juízes para a prova  a organização tem assegurado a sua presença, embora o nosso interlocutor não tenha avançado o número de cronometristas e juízes de percurso chamados para assegurar  o evento.

Do mesmo modo a organização trabalha para garantia do policiamento e segurança da prova, além dos serviços de  emergência  médica.

Os primeiros classificados da meia-maratona, federados, em ambas as classes vão receber, em kwanzas o equivalente a  6.000 dólares. Na mesma prova, a classe de populares reserva um prémio de 3.000 usd aos vencedores.

O regulamento da prova prevê a disputa de uma prova de 10 km exclusiva a corredores locais que, segundo o nosso interlocutor é a que está a despertar mais interesse entre corredores das várias municipalidades da província.

A prova de 10 km tem previsto um prémio de  2.000 dólares para os primeiros classificados das classes masculina e feminina. Os portadores de deficiência vencedores nesta categoria vão receber  800 dólares, tal como os que vão correr na especialidade de triciclos. Os veteranos vencedores também recebem  500 dólares. 
S.C