Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Fuga para a Resistência ultrapassa expectativas

11 de Fevereiro, 2017

7ª edição da Fuga para à Resistência ultrapassou as expectativas da organização

Fotografia: Jornal dos Desportos

O director provincial da Juventude e Desportos do Bengo, José Domingos Muginga da Silva, disse que a 7ª edição da Fuga para à Resistência ultrapassou as expectativas da organização, devido o melhoramento dos prémios, logística e organização da prova.

A informação foi avançada durante uma conferência de imprensa que visou analisar a meia maratona atlética e abordar a massificação do desporto escolar na província do Bengo, tendo justificado que na sexta edição não houve prémios e este ano o governo do Bengo, parceiros e a Federação Angolana de Atletismo (FAA) conseguiram angariar 10 milhões 772 mil e 500 Kwanzas, para a cobertura das despesas da maratona atlética.

Fez saber que do primeiro ao quinto classificado da prova dos 21 quilómetros foram premiados com taças e valores monetários que vão desde 250 mil Kwanzas, 50 mil e 20 mil Kwanzas, enquanto os juvenis receberam como prémios material escolar. Avançou que para o sucesso da prova foram criadas oito subcomissões de trabalho, sendo área técnica, protocolo, transporte, segurança, medicina, propaganda e marketing. Nesta edição a organização inscreveu um total de 1.068 atletas distribuídos em seniores locais (333), sendo 313 masculinos e 20 femininos, juvenis dos 10 a 16 anos (37), quatro femininos.

Na categoria de veteranos a organização inscreveu seis atletas masculinos, igual número de profissionais, sendo quatro femininos e dois masculinos, todos do Interclube de Angola. José Domingos Muginga da Silva enalteceu a participação de atletas provenientes das províncias Uíge, Namibe, Huíla, Huambo, Bié, Benguela, Cuanza Sul, Luanda e apelou as demais regiões do país a se juntarem na festa da 8ª edição.

Instado sobre a possível internacionalização da prova, afirmou que continua sendo uma intenção que está a ser analisada profundamente pelos membros do governo e a Federação Angolana de Atletismo.

Explicou que a inclusão de atletas internacionais seria uma mais-valia para o desporto na província do Bengo, pois contribuirá na fortificação dos atletas residentes, bem como na troca de experiência entre os corredores nacionais e estrangeiros.

A meia maratona atlética Fuga para a Resistência é uma iniciativa que visa homenagear os antigos combatentes e veteranos da pátria, bem como dinamizar o atletismo na província e fazer com que a cidade de Caxito tenha mais visibilidade a nível nacional e internacional.

O atleta Simão Manuel do 1º de Agosto foi o grande vencedor da 7ª edição da prova. O sector feminino foi vencido por Adelaide Machado (1º de Agosto) com o tempo de 1.25.10, seguida da sua colega de equipa Joana Baptista.