Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Funacochi da Cala vence na Hula

Gaudncio Hamelay| - Lubango - 22 de Agosto, 2019

Fotografia: Vigas da Purificao

A Academia Funacochi , do município da Caála, província do Huambo, conquistou no último fim de semana, na vila sede do município de Caluquembe, província da Huíla, o troféu da categoria de kumites,  inserido no torneio inter-municipal de karaté-dó que foi  promovido pela Associação huilana da modalidade. A equipa convidada especial arredou para os lugares subsequentes,  o Sport Lubango e Benfica e o ASA do Lubango.
A consagração da equipa da Caála ocorreu num evento de massificação e de expansão de karaté-dó,  na versão de shotokan,  nos 14 municípios da província da Huila. O certame disputou-se  a 196 quilómetros da cidade de Lubango, contou com a participação de 44 atletas.
Na categoria de katas, a vitória coube ao ASA do Lubango, secundado pela Academia 11 de Novembro de Caluquembe e dos Escorpiões de Lubango. Nos escalões de cadetes, a Academia 11 de Novembro de Caluquembe logrou o troféu e superou o ASA do Lubango.
Além de kumites (combates) e katas, o torneio fez disputar as técnicas de kyon. Os atletas representaram as academias dos municípios huilanos de Caconda, Chicomba, Lubango e Quilengues, bem como o da Caála, da província do Huambo.  
A realização do torneio em Caluquembe consta do plano de \"união da família\" de karaté, segundo o sensei Fula Florentino, presidente da Associação Provincial de Karaté-dó Shotokan da Huíla.
\"Quando recebi o convite da Academia 11 de Novembro de Caluquembe, gostei do gesto. Tive de preparar uma actividade para esse município e concordámos com a realização de um torneio inter-municipal para envolver o maior número de atletas e de equipas\", disse
O dirigente, cinturão negro 2º DAN Angola JKA, esclareceu que as visitas de constatação e de realização de eventos,  em cada um dos municípios da Huíla, vai permitir elaborar um diagnóstico real da modalidade e melhorar o plano de massificação e de expansão. E, a presença da equipa da Caála visou reforçar os laços de amizade que já ostenta com os anfitriões.
\"A Academia Funacochi foi a nossa convidada especial, porquanto Caála é um município que sempre mantém ligação estreita com Caluquembe. Os atletas mantêm boas relações de amizade e não queríamos deixá-los de fora do evento\", esclareceu.
Os dados estatísticos da Associação provincial de Karaté-Dó Shotokan apontam que a arte é praticada nos municípios do Lubango (sede), Quilengues, Quipungo, Humpata, Jamba, Kuvango, Caconda, Caluquembe, Chipindo e Matala.