Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Fundistas competem no GP 10 de Dezembro

Gaudncio Hamelay, no Lubango - 07 de Dezembro, 2013

A prova pedestre de atletismo denominada Grande Prmio 10 de Dezembro

Fotografia: Jornal dos Desportos

Participam na prova organizada pela  Associação de Atletismo da Huíla em parceria com a Direcção Provincial da Juventude e Desportos  cerca de 50 corredores federados pertencentes ao Interclube,  Benfica do Lubango, Clube Desportivo da Huíla, 1º de Agosto, Petro de Luanda,  populares, veteranos, paralímpicos e a escola de massificação do Interclube da Huíla.

O coordenador técnico da Associação provincial de atletismo da Huíla, Augusto Diogo ‘Seco’ disse ontem ao Jornal dos Desportos, que a prova serve de antecâmara para testar as capacidades competitivas dos fundistas huilanos, com vista a participação na corrida de fim-de-ano,a  São Silvestre que vai  decorrer no próximo dia 31 deste mês, em Luanda.

Referiu, que como o acto provincial das comemorações do dia da fundação do partido maioritário é realizado hoje no município dos Gambos, a Associação de atletismo local achou conveniente realizar a referida prova na sede provincial (Lubango), para proporcionar momentos de alegria aos munícipes lubanguenses, que há muito não assistem provas de atletismo.

«Em alusão ao 57º aniversário da fundação do MPLA a assinalar-se a 10 de Dezembro, a Associação de atletismo programou para domingo uma prova pedestre numa distância de 10 km. Como o acto central calha num sábado no município dos Gambos, a Associação por falta de transporte para levar os atletas em número de 50, achou por bem realizar a mesma na sede provincial (Lubango)», esclareceu.

Augusto Diogo ‘Seco’ afirmou, que a premiação dos participantes está assegurada. Deste modo, vão ser premiados os cinco primeiros classificados da classe federada, os três primeiros das duas classes de entre os inscritos (populares), veteranos e deficientes. Adiantou, que vão ser atribuídos também prémios em valores monetários.

Avançou,que com excepção  dos fundistas com participação em provas nacionais, os  demais atletas vão ser  avaliados  para registo dos níveis. 
Sublinhou, que os dois atletas Adelino da Silva, da escola do Interclube da Huíla e Domingas Tchiaca , do Benfica do Lubango, são os corredores seleccionados para representar a província na corrida de fim-de-ano.

«Então, para estes a prova alusiva ao 10 de Dezembro, deve ser o teste de fogo pois participam apenas em competições de corta mato. É o primeiro teste dele de estrada. E, pode haver mais outras antes da corrida São Silvestre. O segundo teste, está previsto para a segunda quinzena de Dezembro», realçou.


Usain Bolt desafia autocarro
O triplo campeão olímpico Usain Bolt vai ter uma nova experiência na carreira, ao competir contra um...autocarro. O evento promovido pelo Turismo Cidade de Buenos Aires sucede no próximo dia 14, na capital argentina. Bolt vai estar acompanhado de mais três velocistas jamaicanos. A última exibição em que Bolt participou foi na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.