Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Fundistas do Inter apostam no ttulo

Gaudncio Hamelay, no Lubango - 26 de Fevereiro, 2015

o treinador de atletismo nas terras altas da Chela

Fotografia: Jornal dos Desportos

Os fundistas do Interclube competem no campeonato nacional de corta mato a decorrer  sábado, na província do Huambo, com objectivo de revalidar o título por equipas, em ambos os sexos.

 Para a empreitada, o Interclube aposta no sector masculino nos atletas Francisco Caluvi, Manuel António, Joaquim Chamane, David Elias e Luís Cuvingua, todos do núcleo de atletismo da Huíla, que  se juntam a outros três do grupo do Huambo treinados pelo antigo fundista Pedro Luciano.

 Augusto Diogo “Seco” assegurou que o Interclube inscreveu um total de oitos corredores, em masculinos, para garantir o primeiro lugar por equipa e em individual nesse corta mato.  O técnico avançou que na classe feminina, na Huíla, está inscrita apenas a corredora Ernestina Paulino que vai  juntar-se às três do núcleo do Huambo. 

Augusto Diogo “Seco” confessou ao Jornal dos Desportos prever muitas dificuldades no sector feminino, pois como argumentou “só temos três fundistas inatas e estamos a emendar a equipa com uma atleta da especialidade  meio-fundo”, disse.  Afirmou que a preparação tem por objectivo o campeonato nacional de corta mato que a cidade do Huambo acolhe sábado, entretanto decorreu sem sobressaltos.

Nesta altura, acrescentou o treinador, os corredores encontram-se  na última fase de preparação em que estão a manter os índices atléticos desportivos adquiridos ao longo das diversas etapas de treinos.  Seco reconheceu ter sido uma preparação longa, com a participação de corredores dos campeonatos provinciais de corta mato, que tiveram início em Outubro e  foi disputado em oito jornadas.

Esclareceu que os atletas também participaram em algumas provas de estrada, alusivas às efemérides. Por isso, estão preparados para mais uma vez  dignificarem a cor das camisolas que representam. “Falo dos fundistas do Interclube de Angola que almejam revalidar o título por equipa, em masculino e feminino, nesta prova”, garantiu.

Entretanto, o treinador de atletismo nas terras altas da Chela, Augusto Diogo “Seco”, anunciou que a escola infantil do Interclube Futebol Clube do Lubango, participa nesta prova com dez atletas dos 15 anos para baixo, em ambos os sexos. Augusto Diogo “Seco” informou que depois de cerca de cinco épocas fora das competições nacionais nos escalões de formação, reaparece para alcançar bons resultados por equipa.

“Também levarei algumas crianças da escola infantil do Inter Futebol Clube do Lubango que é o viveiro do atletismo a nível nacional. Nos escalões de formação dos 15 anos para baixo, vamos contar com dez atletas dos quais cinco do sexo feminino para competir por equipa, já que é exigido quatro atletas para completar uma equipa para  cada clube nos nacionais de corta mato”, referiu.