Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Fundistas do Interclube ambicionam ganhar a prova

Gaudêncio Hamelay, no Lubango - 01 de Março, 2014

Os atletas do Interclube têm a missão difícil mas não impossível de revalidar o título

Fotografia: Jornal dos Desportos

Augusto Diogo “Seco”, treinador dos atletas do núcleo do Interclube residentes na província da Huíla, disse que apesar de a preparação não ter sido muito específica, está confiante e esperançado em alcançar bons resultados.

“Os atletas do Interclube têm a missão difícil mas não impossível de revalidar o título que ostentam por equipas e individualmente em ambos os sexos nos escalões de seniores e juvenis. Por isso, trabalhamos para repetir essa proeza”, afirmou.

O treinador referiu que o trabalho realizado dá garantias de representar condignamente as cores do clube. “Tenho esperança em que as coisas vão correr da melhor maneira", disse.

Augusto Diogo “Seco” revelou que para esta prova nacional a província da Huíla leva 12 atletas, sendo cinco corredores masculinos e duas corredoras femininas nos escalões de seniores. Em  juvenis masculinos leva apenas cinco atletas.

Augusto Diogo “Seco” acrescentou que se juntam a esse grupo outros corredores dos núcleos do Interclube residentes nas províncias do Namibe, Bié e Huambo.


Nacionais de corta-mato movimentam Huambo


Decorrem hoje, no circuito do Cuando, na cidade do Huambo, os campeonatos nacionais de atletismo na especialidade de corta-mato, em juvenis, juniores e seniores com as equipas do Interclube, Petro de Luanda e 1º de Agosto inscritas como favoritas.

No que toca às provas jovens, podem ainda ser apontadas as formações do Naval de Porto Amboim, do Cuanza Sul e do ABC do Namibe. Os juvenis vão fazer a sua prova na distância de 4.000 metros. Para os juniores e seniores femininos a prova é de 8.000 metros, ao passo que os masculinos correm a prova na distância de 12.000 metros.

Individualmente muitos nomes enfileiram-se como favoritos. Teresa Tchicolile, Josefina Baptista e Ernestina Paulino vão ser as referências no sector feminino, com a balança a pender mais para o lado de Ernestina Paulino. A campeã nacional conserva o favoritismo, apesar de ter tido a preparação condicionada por uma lesão na planta do pé.

Na classe masculina é de Francisco Caluvi que se fala. O corredor venceu recentemente o GP Sonangol e está animado para a revalidação do título nacional.

Na cidade do Huambo, desde ontem, estão várias equipas do Namibe, Huíla, Cuanza Sul, Bié, Huambo, Luanda, Bengo e Benguela. Antes, a Federação Angolana de Atletismo já tinha feito deslocar àquela cidade um técnico  para junto da associação local assegurar todas as questões relativas à logística e ao percurso.

O Interclube é campeão nacional nas categorias de seniores masculino e feminino.