Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Fundistas do Interclube dominam prova na Huíla

Gaudêncio Hamelay-Lubango - 03 de Junho, 2015

Prova assinalou 92º aniversário da cidade do Lubango comemorado domingo com a participação de vários atletas daquela parcela do território nacional

Fotografia: Nuno Flash

O fundista do Interclube, Francisco Caluvi, sagrou-se domingo vencedor da terceira edição da prova de atletismo, ao cronometrar 17 minutos e 35 segundos na distância de seis quilómetros, em ambos os sexos, que assinalou o 92º aniversário da cidade do Lubango. Nos lugares imediatos, posicionaram-se os seus colegas de equipa, Luís Cuvingua (17min40seg) e Joaquim Chamane (17min51seg). Ernestina Paulino, atleta do Interclube, chamou a si a primazia na classe feminina com o registo de 20 minutos e 27 segundos, seguida  por Teresa Tchicolile, do 1º de Agosto, ao totalizar a marca de 22 minutos e 53 segundos, enquanto na terceira posição ficou a atleta Rosalina Kapoco, do Benfica do Lubango, com o tempo de 23 minutos e 33 segundos.

José Tchipa, ao cortar a meta aos 19 minutos e 46 segundos triunfou na prova na categoria de populares em masculinos, secundado por Pensador Mangumbala, com o tempo de 20 minutos e 37 segundos.
 
Quanto ao sector feminino a coube a vitória a Maria Mbimbi que percorreu a distância em 23 minutos e 04 segundos, seguida por Maria Evaristo, (26min46seg) e Matilde Tchitondi, (37min17seg04déc). Na classe dos paralímpicos, a proeza sorriu a Silvestre Ngula, com a marca de 23 minutos e 03 segundos, enquanto Quito Augusto, contentou-se com o segundo lugar, com o tempo de 23minutos e 33 segundos.

Na prova de um km destinada a petizes dos 12 - 13 anos, triunfou em masculinos Gabriel Camaty, da escola 27 de Março e em segundo lugar ficou o colega de escola Erison Francisco. Na classe feminina a vitória coube a Cristina Vieira, da escola 14 de Abril, seguido por Evalina Jamba, da mesma escola.

Na corrida dos dois kms em que participaram crianças dos 14 - 15 anos, ganhou em masculino Augusto Muenho, da escola 360, enquanto Jacinto Kussumua, da escola Baptista contentou-se com a segunda posição. Em feminino venceu Madalena Chilombo, da escola Mandume e Jucelia Beno, da mesma escola, ocupou o segundo lugar.

Nos quatro quilómetros em masculinos, a vitória sorriu a Tatiano Farias, seguido por seu irmão Zeferino Farias. Já em feminino o troféu coube a Ana dos Santos, da escola 50 e Jóia Ribeiro, arrebatou o prémio do segundo lugar. Participaram da corrida que teve partida e chegada no Largo Dr. António Agostinho Neto, atletas federados, populares, paralímpicos e do projecto de massificação “Okuhateka”, liderada pela antiga fundista Ana Isabel.

A festa desportiva dos 92 anos da ascensão da cidade do Lubango, ficou mais colorida com a exibição de ginástica aeróbica apresentada pelos estudantes do primeiro ano de educação física do Instituto Superior de Ciências de Educação do Lubango, (ISCED), bem como demonstrações de vários esquemas feitas por ginastas locais de renome no mosaico desportivo nacional e internacional.