Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Fundistas do Interlube dominam prova no Bié

João Constantino- Cuito - 17 de Agosto, 2014

O planalto central tem dado ao atletismo muitos valores e as provas em diversas cidades do país só glorifica a modalidade

Fotografia: José Soares

Os fundistas do Intercube dominaram a segunda edição da corrida pedestre "Cuito Cidade Invicta" que aconteceu na manhã deste sábado, numa prova que visou saudar os 79 anos da fundação da cidade.

Alexandre João, do Interclube de Angola, venceu a prova em masculinos ao percorrer os dez quilómetros com o tempo de 14m25s, seguido do seu colega Luis Bonvingua com o tempo de 15m50s. Avelino Dumbo, do Interclube, terminou na terceira posição.

 Na classe feminina as fundistas do Interclube agarraram os dois primeiros lugares com Adelaida Machado em primeiro e Ernestina Paulino em segundo lugar. Joana Viega terminou na terceira posição e a atleta do 1 de Agosto Josefina Baptista terminou em terceiro lugar.

Alexandré João, vencedor da classe masculina, afirmou que se preparou  bem para esta prova, depois de ter participado no campeonato nacional. "Como sou o campeão dos dez quilómetros em pista, ganho sempre na São Silvestre. Preparei-me bem, com os meus colegas , e por fim ganhamos, afirmou satisfeito.

O director da Juventude e Desportos no Bié, Jacinto dos Santos José, considerou positiva a prova, já que o ano passado houve um número reduzido de participantes na prova. "Este ano tivemos um número considerável de participantes, já que conseguimos mobilizar mais atletas", afirmou.

A participação dos concorrentes superou a expectativa da organização que esperava a participação de cerca de 500 atletas. Nesta segunda edição da corrida estiveram presentes 800 atletas, segundo dados da organização.

Um número satisfatório, segundo o presidente da comissão organizadora das festas do Bié, o vice-governador .Carlos Ulumbe da Silva, que apelou à juventude para participar nas próximas edições. A organização entregou 250 mil kwanzas ao primeiro classificado, 200 mil kwanzas ao segundo e 150 mil kwanzas ao terceiro de cada categoria.

"Estão de parabéns todos os participantes, e não somente os que subiram aqui ao pódio. Os vencedores são todos aqueles que com espírito patriótico participaram desta corrida e decidiram assim homenagear a cidade do Cuito, que completa no dia 31 de Agosto 79 anos de idade. Està de parabéns a população do Bié, estão de parabéns os atletas e todos que de forma directa ou indirecta contribuíram para o êxito da corrida", concluiu.


Brasil forte na
preparação para
os Pan-Americanos


O Brasil conquistou sexta-feira, no Festival  Pan-Americano, realizado na Cidade do México, uma medalha de ouro e uma medalha de bronze. O torneio é considerado preparatório para os Jogos Pan-Americanos, em 2015, em Toronto, no Canadá.

 Jucilene Lima, que no último domingo já havia quebrado o recorde brasileiro do lançamento de dardo (61,99m), obteve a marca de 59,86m na competição no México e ficou com o primeiro lugar.

Completaram o pódio Lismania Muñoz, que lançou o dardo a 58,40m, e Coraly Ortiz, que alcançou a marca de 58,20m.

No lançamento de disco masculino, quem facturou a medalha para o Brasil foi Ronald Julião. O atleta alcançou a marca de 59,40m. O ouro foi para Jorge Fernandez, que lançou o disco a 64,94m e a prata ficou com Jared Schuurmans, com 59,90m. Ao todo, 14 atletas (sete homens e sete mulheres) representam o Brasil na competição.