Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Fundistas huilanos aceleram preparação

30 de Maio, 2017

Os fundistas do núcleo do 1º de Agosto residentes na província da Huíla, entraram ontem, segunda-feira, na etapa crucial

Fotografia: Jornal dos Desportos

 Na prova que avizinha, o núcleo da Huíla, participa com apenas três corredores, sendo dois masculinos e uma feminina com ambições de vencer nas especialidades onde for competir.

 Lázaro João, técnico do núcleo de atletismo do 1º de Agosto na Huíla, confirmou que neste momento estão na ponta final de preparação e os trabalhos consistem no aprimoramento dos aspectos de intensidade.  Acrescentou que o volume já foi trabalhado faltando apenas limar algumas arresta nesta derradeira fase de preparação dos atletas.

 “A preparação está a decorrer sem sobressaltos. Entramos na ponta final porque a Taça Nacional em pista acontece nos dias 10 e 11 do próximo mês. Estamos praticamente a aprimorar os aspectos de intensidade. O volume já se trabalhou e só nos resta limar algumas arrestas nesta fase decisiva”, assegurou.

 Lázaro João destacou que a terceira edição do Grande Prémio N’gola e Coca-Cola disputado no passado sábado na distância de 10 kms, serviu para tirar alguns indicadores aos atletas que vão participar na Taça Nacional.

“Vamos ter nesta competição, um 1º de Agosto de sempre com ambições de vencedor”, acautelou.

 Lázaro João admitiu que o sector feminino ainda não “está bem servido”, pois a primazia vai sempre para a classe masculina em todos os clubes que desenvolvem a modalidade.

 Justificou que o sector feminino é muito sensível e tem sido difícil mantê-lo no desporto nacional.

 “ Por isso, estamos a envidar esforços no sentido de inverter o quadro. Este défice é sempre um calcanhar de aquiles para o sector feminino no nosso país”, reconheceu.
 
INTERCLUBE
 As séries rápidas cronometradas e o aprimoramento de alguns aspectos de intensidade, atarefam o trabalho específico de preparação dos corredores do Interclube de Angola na Huíla tendo em vista a Taça Nacional em pista.

 “A partir de hoje segunda-feira, (ontem) tenho um plano específico para a prova da Taça Nacional. Comecei a dar mais séries rápidas cronometradas para que os atletas possam ter bom andamento nas provas que vão fazer em Luanda. Vou primar mais pela intensidade. Já fizeram o volume suficiente.