Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Futungo II volta a acolher corredores

Silva Cacuti - 26 de Dezembro, 2015

A festa de corrida pedestre vai prolongar-se noite adentro no local de alojamento

Fotografia: Kindala Manuel

O responsável não avançou as razões da alteração, mas crê-se que seja por questões técnicas. O recinto não acolhia delegações para a São Silvestre desde a edição de 2012.

A organização da corrida de fim-de-ano assume o alojamento de corredores estrangeiros e dois representantes de cada província, mormente, um em cada classe.

Segundo apuramos, o grosso de corredores estrangeiros tem chegada prevista para o dia 29, enquanto os representantes provinciais começam a chegar a Luanda no dia 30.  A organização da prova anunciou 57 corredores estrangeiros (35 masculinos e 22 femininos), que fizeram a confirmação de presença na prova. A par destes, outros 21 fundistas de elite da Federação Angolana de Atletismo  (FAA) vão ter dorsais personalizados.

Trata-se de Tiago Baptista, Joaquim Chamane, Lucas Ukuahamba, Avelino Dumbo, Alexandre João, Severino Vicente, Miguel Mota, Francisco Caluvi, Vasconcelos Luanda, Elias Miguel, Bastos Menezes, Moisés Neto, Milton Neto, António Domingos, Lourenço António, David Elias e Avelino Sangahal, Ernestina Paulino, Luciana Viengo, Josefina Baptista e Esperança Elavoco.

A competição da classe masculina tem o tiro de largada marcado para as 18h00, enquanto a corrida feminina parte com antecedência de 10 minutos.
Nenhum dos vencedores da edição anterior está confirmado. O queniano Stephen Kibet, que venceu com o tempo de 28min34s não foi inscrito pelo Kabuscorp do Palanca, equipa que o trouxe na edição de 2014.

Josephine Chepkoech, que venceu com 32min19s, acusou doping no teste realizado após a corrida em 2014 e foi desqualificada. Na tabela classificativa, a queniana foi substituída pela compatriota Stacy Jepkemoi Ndiw, a segunda posicionada.

A São Silvestre de Luanda tem habitual partida no Largo da Mutamba e meta no Estádio dos Coqueiros. O percurso está fixado em 10 quilómetros. Os atletas vão passar pelas Avenidas Amílcar Cabral, Revolução de Outubro, Ho-Chi Min, Alameda Manuel Van-Dúnem, Ruas da Missão e 4 de Fevereiro, assim como os Largos do Kinaxixe e do Baleizão.