Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Futuro incerto para Raikkonen

14 de Julho, 2013

Kimi Raikkonen pode ver o seu futuro resolvido

Fotografia: AFP

Actual terceiro classificado do Mundial de Fórmula-1 e sempre a pontuar nos 26 últimos Grande Prémios, Kimi Raikkonen pode ver o seu futuro resolvido muito em breve. Pelo menos é isso que pretendem os dirigentes da Lotus, que vão encetar um diálogo com os representantes do piloto finlandês, na tentativa de chegarem a um acordo para que se possa manter na escuderia na próxima temporada.

Segundo relatos na imprensa europeia, o ex-campeão mundial (2007) deseja continuar na Lotus, apesar da Red Bull lhe oferecer melhores condições financeiras e o monolugar mais competitivo da F-1. O interesse da Red Bull pode esbarrar no desinteresse do Iceman em participar, por exemplo, nas 30 provas extra competição que a Red Bull organiza anualmente, muito superiores aos dez que dedica à Lotus.

E aqui convém lembrar que Raikkonen é o proprietário da IceOne Racing, equipa que está a competir no Mundial de MX1 e integrao piloto português Rui Gonçalves.

Filho de Prost
O piloto francês Nicolas Prost, filho de Alain Prost, tetracampeão de Fórmula-1, foi escolhido pela Lotus para participar nos treinos do circuito britânico de Silverstone entre 17 e 19 deste mês.

O teste estava originalmente marcado só para jovens pilotos, mas a margem de idade foi ampliada para que as equipas possam experimentar os novos pneus Pirelli.
Nicolas Prost, 31 anos, participa nas sessões de treino com Kimi Raikkonen e com o terceiro piloto da escuderia, o italiano Davide Valsecchi.


Alonso quer técnico da Red Bull


O vice-líder do mundial de pilotos na temporada 2013, Fernando Alonso admitiu que gostava de trabalhar com o director técnico da Red Bull, Adrian Newey.
Em entrevista ao jornal alemão Sport Bild, o espanhol revelou que gostava de ver o “rival” na Ferrari, e que foi a competência de Newey que levou Vettel ao sucesso.

Em relação a uma possível saída da Ferrari da Fórmula 1, Alonso não titubeou para defender a equipa italiana.
“A Ferrari é mais do que uma equipa. A F1, sem a Ferrari, é inconcebível, mas isso não se aplica a outras equipas que vêm e vão”.

Durante a entrevista, Alonso provocou o alemão Sebastian Vettel e também não deixou de lançar uma piada à Red Bull, equipa do piloto que é líder da temporada 2013. Com duas vitórias, o espanhol é o segundo colocado com 123 pontos, enquanto o primeiro, com quatro triunfos no ano, tem 157.

Contratado em 2009 para substituir Kimi Raikkonen, Alonso manifestou o desejo de permanecer na Ferrari além de 2016, ano em que encerra o seu vínculo com a equipa italiana. Em Maranello, com o mau desempenho de Felipe Massa, o espanhol ganhou o status de primeiro piloto.


Pesquisa
Sauber anunciou
testes para novatos


Sauber anunciou sexta-feira última, que Nico Hulkenberg deve ser o piloto da equipa durante um dos dias dos testes de novatos, que se realizam de 17 a 19 de Julho, em Silverstone, na Inglaterra.

 Além deles, o holandês Robin Frijns e o japonês Kimiya Sato assumem o cockpit durante as sessões de treinos.
Cada equipa tem a permissão concedida pela FIA de utilizar seu piloto titular pelo menos durante um dia dos testes para ajudar na análise dos novos pneus da Pirelli, que passam a ser utilizados no segundo semestre.

Actual reserva da equipa, Frijns vai pilotar o carro no dia 17 e também continua no posto na manhã do dia 18. Na parte da tarde, Hulkenberg participa das actividades, enquanto Sato faz sua estreia com um carro da Fórmula 1 no dia 19.

A escolha de Hulkenberg acontece justamente no momento em que o alemão vive uma crise de relacionamento com a equipa. Com problemas financeiros, a equipa suíça admite desvincular o seu piloto no fim da temporada, ou até mesmo antes disso.

Na sexta-feira, quem também anunciou quais os pilotos que actuam nas sessões foi a Lotus, que confirmou a participação de Kimi Raikkonen, Nicolas Prost e Davide Valsecchi.