Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Gabela recebe festival nacional

Rosa Napole?o - 13 de Setembro, 2017

Festival começa amanhã na Gabela

Fotografia: Jornal dos Desportos/ Edições Novembro

O ginásio municipal de Gabela está engalanada para acolher, a partir de amanhã, o Festival Nacional de Ginástica. O material indispensável para as provas, está instalado, desde a semana passada. O evento decorre até o dia 18 do corrente, conta com as participações das equipas de Luanda, Benguela, Namibe, Bié, Huambo, Cuanza -Sul e Lunda - Sul.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, o director- técnico da Federação Angolana de Ginástica, Agostinho Sungo, confirmou as condições a partir do local de disputa. O responsável disse que estão preparados para o certame."Temos as condições criadas desde o local da prova, transporte interno, alimentação e hospedagem, que estão a cargo da Federação. Aguardamos (até hoje) o pronunciamento das restantes equipas inscritas, que ainda não confirmaram a presença, como Petro de Luanda, Desportivo do Wembo, e o 1º de Agosto", disse.

A presente edição do Festival de Ginástica organiza os campeonatos nacionais da primeira e segunda divisões, e a Taça Unitel. Esta última, conta  com a participação de atletas de Elite. As disciplinas de tumbling, ginástica aeróbica, artística, ginástica rítmica e de trampolim vão estar em evidência na competição.

No que toca à organização, os custos inerentes à deslocação das equipas (das suas localidades para o palco da competição e vice-versa) vai estar a cargo de cada clube. A Federação Angolana de Ginástica cobre as despesas da alimentação, alojamento, assistência médica e segurança.

Relembremos, que a primeira edição da Taça Unitel decorreu na província do Huambo, contou com a participação de 62 atletas. A prova foi ganha pela formação do Jackson Garcia de Benguela, em ambas as classes. O segundo e terceiro postos foram para o Sporting do Bié, e Petro de Luanda.

PARTICIPAÇÃO
Sporting do Bié
disputa nacional


O Sporting Clube Petróleos do Bié vai participar na segunda edição do Campeonato Nacional de Ginástica, e na Taça Unitel, anunciou ao Jornal dos Desportos, a direcção daquela agremiação desportiva. A turma verde e branco biena deixou ontem a cidade do Cuíto, via terrestre, rumo à cidade da Gabela, na província do Cuanza-Sul.

Gabriel Sakande, membro da equipa técnica do Sporting do Bié, disse que o seu conjunto está  preparado para realizar uma prova tranquila, e obter boa classificação.Enalteceu a Federação Angolana de Ginástica, que mais uma vez, deu amostras de incentivo às acções de massificação e de expansão no país.

A competição tem o arranque previsto para quinta-feira, conta com a participação de sete equipas, mormente, Jackson Garcia de Benguela, Sporting do Bié, Petro Atlético de Luanda, Kabuscorp do Palanca, Grupo Desportivo da Agefir, Vafeso de Benguela e o Petro Atlético do Huambo. O certame vai ser disputado nas disciplinas de ginástica artística (cavalo com arcões, paralelas e solo), rítmica individual e em conjunto (arco, bola, massas e fita) e em saltos de tambling.
JOSÉ CHAVES |- CUITO