Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Gabriel campeão mundial

21 de Dezembro, 2014

Gabriel Medina encarou grandes rivais para vencer o campeonato da modalidade

Fotografia: AFP

Pela primeira vez na história um brasileiro é campeão mundial de surf. Gabriel Medina, aos 20 anos, conseguiu o feito inédito para o país na sexta-feira, na praia de Pipeline, no Havai, e sagrou-se como o melhor da modalidade no ano de 2014.

Após cinco dias de espera, Gabriel Medina foi ao mar, avançou até aos quartos-de- final e esperou pelo desempenho do seu principal rival, o australiano Mick Fanning, nas areias de Pipeline, sede da última etapa do WCT. O adversário não superou a quinta fase (repescagem) e deixou o paulista de Maresias com o título da modalidade.

Fanning foi derrotado por outro brasileiro na repescagem, Alejo Muniz, que venceu por 6.53 a 2.84. A eliminação precoce deixou o título com Medina antes do fim da definição da etapa de Pipeline.

Medina encarou grandes rivais para conseguir sagrar-se campeão da modalidade. Principais perseguidores do brasileiro na disputa pelo título, Kelly Slater e Mick Fanning conquistaram oito campeonatos nos últimos nove mundiais organizados pela ASP (Associação de Surfistas Profissionais).

Ainda à espera do desfecho em Pipeline, o brasileiro foi campeão de três etapas no decorrer da temporada 2014 do WCT. Medina triunfou em três eventos disputados no Oceano Pacífico: Austrália, Fiji e Taiti.

Dilma satisfeita
pelo título

Após a conquista, craques do futebol, do próprio surf, além da Presidente Dilma Rousseff, exaltaram o feito conquistado pelo novo astro do desporto brasileiro. Através da sua conta no Twitter, a Presidente ressaltou que Medina é o primeiro brasileiro a alcançar o feito. "Parabéns ao Gabriel Medina, o primeiro campeão mundial de surf! Orgulho do Brasil!", disse.

Neymar postou uma foto com Medina e deu os parabéns ao jovem de Maresias. "O melhor do mundo! Tô feliz demais por você. Parabéns! Que Deus continue fazendo-te brilhar...", escreveu o camisa dez da selecção brasileira.

O médio Kaká praticamente repetiu as palavras de Neymar a Medina. "É campeão!! Parabéns, que Deus te abençoe sempre", disse o ex-jogador do São Paulo e actual reforço do Orlando City.