Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Garantida 14 edio da prova Taa Cuca

07 de Maio, 2017

s melhores a nvel nacional naquela prova no foram alm da quinta posio, nomeadamente, Vanderson Dias (masculino) e Snia Rosalino (feminino).

Fotografia: Eduardo Pedro

O Após interrupção em 2016 por questões financeiras, o torneio internacional de xadrez denominado \"Taça Cuca\" volta a ser disputado este ano, em função de um acordo existente entre a empresa cervejeira Cuca (patrocinador oficial) e a Federação Angolana da modalidade (FAX).

Em declarações na quinta-feira à Angop, em Luanda, o presidente do órgão federativo, Tito Martins, afirmou que a 14ª edição da prova será disputada em Junho e que na próxima quinta-feira as duas instituições irão reunir-se para definição do orçamento.

O antigo xadrezista disse pretender manter o figurino da edição de 2015 caso se mantenha o orçamento de 14 milhões de kwanzas, perspectivando a participação de representantes de 13 países de África, Europa, América do Norte e do Sul.A Taça Cuca em masculino foi internacionalizada em 1997, enquanto que em feminino em 2008.

O evento em masculino foi ganho em 2015 pelo Egípcio MG Ahmed Adly. A romena Alina L’Ami arrebatou o ceptro em feminino. Os melhores a nível nacional naquela prova não foram além da quinta posição, nomeadamente, Vanderson Dias (masculino) e Sónia Rosalino (feminino).