Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Genivaldo faz formao de elite

27 de Abril, 2017

Treinador angolano de tnis beneficia do programa de Solidariedade Olmpica disponvel a todas as Federaes Nacionais

Fotografia: M.Machangongo|Edies Novembro

O treinador angolano de ténis, Genivaldo Dias, encontra-se em Lausanne, Suíça, onde frequenta um ciclo de formação de desporto de elite, que tem duração de três meses (Abril -Junho), organizado pelo Comité Olímpico Internacional (COI). Segundo apurou a Angop, a acção  consta nos programas de formação da Solidariedade Olímpica, adstrita ao COI, visa potenciar os treinadores e técnicos dos países desfavorecidos de meios técnicos e tecnológicos, para promoção do desporto de alto rendimento.

Fazem parte do evento, treinadores de vários países do mundo,  cada deve especializar-se numa modalidade desportiva. No dia 25 do mês em curso, cada candidato fez a sua apresentação, em que  se exigiu que falassem dos seus perfis, da sua modalidade, do país, continente, contestações, relevâncias, memória, projecto de aplicação e o que pode absorver do curso.

A forma de apresentação foi livre, com duração de 15 minutos,  o curso é ministrado na língua francesa. O curso tem um módulo teórico e outro prático, e  Genivaldo Dias vai especializar-se na modalidade de ténis, onde há mais de dez anos se dedica a treinar e  ao dirigismo.

Desde 2003, 193 treinadores e directores técnicos concluíram com êxito o ciclo internacional de desporto de elite  de Lausanne-Suíça.Para obtenção de diplomas, os candidatos são seleccionados a partir de 31 países francófonos, da Ásia, África e América Central, que em colaboração com a Solidariedade Olímpica do COI, permite que os candidatos tenham acesso a 31 disciplinas desportivas.

O ciclo vai de 23 de Abril a 19 de Junho de 2017, congrega técnicos de Angola (ténis), Camarões (boxe), Costa do Marfim (basquetebol), Guiné Conacri (tiro), Togo (judo) e Madagáscar (halterofilismo).O antigo secretário-geral da Federação Angolana de Ténis (FAT), Genivaldo Dias, também é formador na Academia Olímpica de Angola, adstrita ao Comité Olímpico Angolano (COA).

Além de cursos de treinadores da Federação Internacional de Ténis (ITF), este professor e antigo campeão de atletismo (110 metros Barreiras, em Juvenis, Juniores, e Seniores)  frequentou vários clinics desportivos, no país e no estrangeiro.   

Formado em Matemática pelo ISCED, tem Bacharelato em Educação Física, Especialização em Gestão Desportiva, Curso de Directores Nacionais para Formação de Dirigentes Desportivos da Academia Olímpica do COI , e vários Clinics de atletismo e Ténis. Tem ainda o curso de Juiz, Árbitro de Nível I de Ténis.Trata-se da primeira vez que a modalidade de ténis beneficia deste tipo de formação da solidariedade olímpica.