Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Gergia descarta boicote

03 de Maio, 2013

A Rssia palco no prximo ano dos Jogos Olmpicos de Inverno sem o boicote da Gergia

Fotografia: AFP

O Comité Olímpico da Geórgia anunciou ontem que não vai boicotar os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, que decorrem em Sochi, na Rússia, contrariando as ameaças feitas em 2008.

A agência de notícias francesa AFP noticiou que o vice-presidente do comité, Elguja Berishvili, disse que a decisão definitiva foi tomada ontem, durante uma sessão extraordinária, de forma a acabar com a controvérsia levantada pelo Presidente da Geórgia, Mikhail Saakashvili, durante o conflito armado de 2008 com a Rússia.

A guerra entre os dois países foi provocada pelo apoio dado por Moscovo a duas repúblicas separatistas da Geórgia, a Ossétia do Sul e a Abecásia, que reclamaram a independência em Agosto de 2008.

Desde então, as relações entre as duas nações têm vindo a melhorar, principalmente depois do partido opositor ao Presidente georgiano ter vencido as eleições do passado mês de Outubro e ter manifestado o seu interesse em retomar relações diplomáticas regulares com a Rússia.

RIO2016
Os presidentes do Comité Olímpico de Portugal (COP), José Manuel Constantino, e do Comité Paralímpico de Portugal (CPP), Humberto Santos, manifestaram esta terça-feira preocupação pelo atraso na preparação para os Jogos do Rio de Janeiro 2016.

“Os contratos-programa para o Projecto Olímpico para a Olimpíada que termina em 2016 ainda não foram formalizados, tendo vários agentes desportivos já manifestado o seu desagrado com a situação”, lê-se numa nota enviada pelo COP.

Os dois dirigentes debateram o assunto em reunião realizada na sede do COP, em Lisboa, no primeiro encontro entre ambos, desde que tomaram posse, a 3 de abril e 21 de Março.

Além da questão dos contratos-programa, José Manuel Constantino e Humberto Santos “abordaram também o estreitar de relações entre as instituições, ambos favorecendo uma acrescida cooperação entre o COP e o CPP”.

“Importa criar espaços de partilha e de convergência entre as duas instituições e acordarem uma agenda comum, no que concerne aos principais problemas que se colocam à situação desportiva nacional”, afirmou o presidente do COP.


Râguebi
Estádio Olímpico recebe Mundial


O Estádio Olímpico de Londres foi ontem confirmado como um dos 13 estádios que recebem em 2015 o Campeonato do Mundo de râguebi.
De acordo com os organizadores da competição, o estádio, que foi o principal palco dos Jogos Olímpicos de Verão de 2012, recebe seis dos 48 jogos que compõem a próxima edição do Mundial, nos quais se incluem cinco encontros da fase de grupos e o encontro que decide o terceiro lugar.

Segundo o calendário disponibilizado ontem pelos organizadores, apenas quatro dos estádios em que decorrem os jogos são regularmente utilizados para encontros de râguebi, sendo que na lista se encontram ainda vários estádios de futebol, como o de Wembley. A maior competição de râguebi conta com a participação de 20 selecções internacionais, nas quais se inclui a Nova Zelândia, anfitriã e campeã da última edição do Campeonato Mundial, em 2011.