Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Gestão divide sócios do clube

Silva Cacuti - 14 de Agosto, 2014

Vele é uma das modalidades de eleição do Clube Desportivo e Recreativo da Ilha de Luanda que passa momentos defíceis

Fotografia: Jornal dos Desportos

A falta de renovação de mandatos, prestação de contas e inactividade desportiva são alguns dos motivos que dividem sócios e actual direcção do Clube Desportivo e Recreativo Marítimo da Ilha de Luanda, presidido por José Napoleão.

Depois de muitas tentativas frustradas de contacto com Afonso Pedro Domingos Van-Dúnem, presidente da Mesa da Assembleia-geral, para abordagem, em Assembleia-geral, da situação do clube, os sócios reuniram-se em assembleia, no dia 12 de Julho, e decidiram destituir a direcção de José Napoleão e criar uma comissão de gestão.

Além da letargia no clube o elenco de José Napoleão é acusado de não renovar mandatos, desde 2006.
A comissão criada é dirigida por José Manuel Júnior e deve, em 120 dias, realizar o processo administrativo funcional do clube, segundo um comunicado da Direcção Provincial dos Desportos de Luanda que, depois de tomar conhecimento da questão, ouviu a direcção cessante e a comissão de gestão, tendo orientado que no processo de regularização as partes procurem cooperar.

Orientados pela Direcção Provincial dos Desportos, cujos técnicos mediaram a situação, os membros da comissão de gestão não têm a colaboração esperada da parte do elenco de José Napoleão. As portas do Clube Desportivo e Recreativo Marítimo da Ilha de Luanda estão encerradas.

A Comissão de Gestão tem entre as suas prioridades a actualização dos estatutos que, refere, "há muito andam desactualizados".  Contactado pelo Jornal dos Desportos, o presidente da direcção cessante, José Napoleão, disse que  o assunto continua em discussão.
"Recebemos  nova orientação da Direcção Provincial dos Desportos, no sentido de agilizarmos o processo de renovação de mandatos. O presidente da Mesa da Assembleia-geral não esteve no país, mas já veio, estamos a contactá-lo para ver se junta as duas partes e passamos à regularização das coisas. Mas não temos ainda datas a avançar", disse.

As águas andam mal paradas no Clube Marítimo da Ilha de Luanda. Há muito que deixou de haver qualquer actividade desportiva. Segundo alguns sócios, a actividade do clube resume-se ao aluguer das instalações para festas, serviço que o elenco de José Napoleão passou a um terceiro. A agremiação já movimentou modalidades como futebol e natação, mas tinha na vela o principal rosto.
Os estatutos do clube prevêem a movimentação de modalidades como futebol. atletismo, andebol, basquetebol, voleibol, vela, natação, karate e xadrez.

A Comissão de Gestão é coordenada por José Manuel Júnior coadjuvado por Walter Colsoul, José Ventura, Manuel Afonso e José Francisco.