Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Ginastas denunciam abusos de médico

19 de Fevereiro, 2017

Três antigas ginastas da selecção norte-americana, entre as quais uma medalhada olímpica, denunciaram, na sexta-feira, os alegados abusos sexuais infligidos por um ex-médico da equipa, numa reportagem a emitir pela CBS News.

O advogado John Manly, que representa mais de 40 mulheres num processo contra a federação de ginástica dos Estados Unidos, disse que o médico Lawrence Nassar poderá ter abusado de centenas de mulheres durante mais de duas décadas, algumas delas olímpicas e a mais nova com cerca de nove anos.

No programa televisivo 60 Minutes, que vai ser transmitido no domingo, Manly diz que 60 denunciaram os abusos, mas disse acreditar que o número exceda uma centena, admitindo que haja vítimas em todas as equipas olímpicas desde 1996.

Nassar, de 53 anos e médico da selecção norte-americana entre 1996 e 2015, foi detido em novembro de 2016 na sequência de acusações de abusos sexuais a uma criança no Michigan e, no mês seguinte, indiciado por posse de pornografia infantil.

Jessica Howard e Jeanette Antolin assumiram as denúncias, negadas por Nassar, sendo que no lançamento da reportagem surge uma terceira mulher, cuja identidade não foi revelada.

A federação de ginástica dos Estados Unidos disse na semana passada que informou o FBI sobre Nassar a 28 de Julho de 2015 e que o clínico foi dispensado no dia seguinte.


NBA
Selecção mundial vence Estados Unidos


A selecção mundial venceu na sexta-feira o conjunto norte-americano, por 150-141, no jogo entre as jovens estrelas da Liga norte-americana de basquetebol (NBA), integrado no fim de semana "All Star". Jamal Murray, o ‘rookie’ canadiano de Denver, foi eleito o melhor jogador do encontro, com 36 pontos, incluindo nove lançamentos certeiros de três pontos. Buddy Hield, das Bahamas, e o letão Kristaps Porzingis assinaram 28 e 24 pontos, respetivamente, enquanto Frank Kaminski foi o melhor marcador da formação norte-americana, com 33.

Este foi o terceiro triunfo da equipa de estrangeiros, entre ‘rookies’ ou jogadores a cumprirem a segunda temporada na NBA, depois da vitória na primeira edição, em 2015, por 121-112. Os representantes dos Estados Unidos venceram no ano passado, por 157-154. O programa do fim de semana dedicado ao jogo das ‘estrelas’ prosseguiu ontem, com os concursos de lançamentos de três pontos e de afundanços, e termina neste domingo, com o embate entre Este e Oeste.