Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Ginastas empenhadas no Centro de Sangalhos

Rosa Napoleão - 03 de Outubro, 2013

Torneio que saudou o aniversário do Sporrting do Sumbe contou com 16 xadrezistas

Fotografia: Jornal dos Desportos

Os atletas das selecções nacionais de ginástica (juvenis, juniores e seniores) prometeram empenho nos 30 dias de estágio que frequentam desde a última terça-feira, no Centro de Alto Rendimento de Sangalhos, em Portugal.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, por telefone, o ginasta José Epalanga, do Misto de Benguela, disse em nome do colectivo que todo o esforço é feito para que a participação de Angola seja uma referência.

“Estamos aqui para aproveitar todo o treino; queremos conquistar medalhas, assim como já o fizemos em outras competições internacionais”, desejou.
A potencialidade dos ginastas nacionais também inspira a confiança de Agostinho Sungo, director técnico da Federação Angolana e chefe da delegação, que almeja uma medalha na competição da Bulgária.

“Reconhecemos que vamos ter imensas dificuldades no campeonato do mundo em absoluto na Bulgária, mas temos confiança, acreditamos nos nossos atletas e sabemos que conseguimos no mínimo uma medalha”, disse.

O estágio dos três conjuntos em Sangalhos é acompanhado pelo professor Ricardo Mendes, de nacionalidade portuguesa, um especialista que possui uma experiência avançada.

A Selecção Nacional juvenil é constituída por Francisco Muto (Kabuscorp do Palanca) e Julmira Chepele (misto da Huíla). Gil Quiteca, Wilson dos Santos, Luquene Agostinho, Gerson Samulio (Agefir de Luanda), Blandina Rodrigues, Cleidina Ucuaienga (Sporting do Bié) e Horácio Pitagrós (Petro de Luanda) formam a selecção júnior e a de seniores é formada por Isaac Cahongo (Agefir) e José Epalanga (misto de Benguela). A última participação da Selecção Nacional de ginástica foi marcada pela conquista do 30º lugar no campeonato mundial de ginástica rítmica, na Ucrânia, que envolveu 166 países.                      ROSA NAPOLEÃO