Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Ginstica aerbica junta populao

Gaudncio Hamelay, no Lubango - 09 de Março, 2014

Populao do Lubango presente hoje no recinto de jogos do ISCED para combater enfermidades

Fotografia: Santos Pedro

Uma sessão de ginástica aeróbica, com a finalidade de incentivar a cultura da prática de exercícios físicos no seio da população,  é promovida hoje num dos recintos de jogos, adjacentes  ao Instituto Superior de Ciência de Educação do Lubango (ISCED), a partir das 7h30m,  pela empresa Sistec sob o slogan “Pela Sua Saúde, Mexa-se!”.

Aguiar Jacob, professor de educação física e organizador da actividade, disse ontem ao Jornal dos Desportos, que a Sistec está preocupada com a promoção da cultura física, e realiza maratonas desportivas,  e sessões de ginásticas aeróbica livres em algumas províncias do país, sobretudo, em Luanda, Namibe, Cuanza Sul, Benguela e Lubango.

Aguiar Jacob afirmou,  que  por este motivo  foi projectada para hoje a realização da II edição da sessão de ginástica aeróbica,  numa dos recintos adjacentes ao Instituto Superior de Ciência de Educação do Lubango (ISCED),  com a participação de jovens, crianças, adultos e velhos.

A promoção da actividade da Sistec tem  parceira do Ministério da Saúde  cujo objectivo é  prevenir as doenças, assim como criar hábitos de cultura física no seio da população. Os exercícios físicos são a melhor forma de combater as doenças de comportamento, nomeadamente, a obesidade, problemas cardiovasculares, diabetes, hipertensão, entre outras.

“A nossa pretensão como profissionais de educação física, bem como da Sistec e do Ministério da Saúde, o nosso grande parceiro nessa actividade, é prevenir as doenças e criar hábitos de cultura física no seio de toda a população. Se estivermos a fazer exercícios físicos e ginástica, vamos ter pouca probabilidade de procurar um hospital para uma  consulta médica”, garantiu.

Aguiar Jacob aclarou,  que com um bom exercício físico ou ginástica aeróbica,  é possível diminuir os níveis de hipertensão, o índice de obesidade e o crescimento da massa corporal.

Acrescentou,  que com uma boa rotina de exercícios físicos, os beneficiários vão ter uma boa circulação sanguínea, consequentemente, “vai haver poucos problemas cardiovasculares e não só”.

“A ginástica é um bom método para combater essas doenças, daí a preocupação de ver a nossa população sã e livre dessas enfermidades”, ressaltou.
Aguiar Jacob referiu,  que a sessão de ginástica aeróbica é livre. Para tal, a organização do evento quer contar com o maior número de interessados para preservar a sua saúde através de exercícios físicos.

“Por isso, gostavamos de  ver o recinto cheio. Já fomos mal compreendidos na primeira sessão. Desta vez, queremos toda a população, desde os jovens, crianças, adultos e velhos, venha participar para que possamos diminuir ou acabar com as doenças de comportamento, sobretudo, a obesidade, problemas cardiovasculares, diabetes, hipertensão e outras  mais é  o objectivo da SISTEC”, realçou.

Apelou a toda a população da cidade do Lubango e dos municípios periféricos, nomadamente, Humpata, Chibia e todos quantos puderem estar nessa actividade, a marcar presença já que o lema é “pela sua saúde mexa-se!”

“Desta feita, pela saúde, vamos todos mexermo-nos  no domingo a fim de pudermos fazer ginástica e sentirmo-nos bem-dispostos. Queremos contar com os munícipes do Lubango e periféricos, a partir das 7h30m  a fim de corrermos juntos, saltar e termos melhores hábitos e maior saúde”, pediu Aguiar Jacob.

As sessões de ginástica aeróbica são realizadas quinzenalmente pela empresa promotora nesta cidade do Lubango e em algumas províncias do país para contribuir para o bem-estar e saúde da população.