Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Glofate Buiamba pode deixar Interclube

Juscelino da Silva - 19 de Setembro, 2019

Fotografia: Dr

O extremo Glofate Buiamba, contratado no final da época para reforçar a equipa sénior masculina de basquetebol, pode ser alvo de um processo disciplinar por parte da direcção do Interclube com consequência de abandono do clube. O jogador está ausente dos trabalhos de preparação da nova época há mais de uma semanas sem dar explicação à equipa técnica.
Glofate Buimba assinou contrato com o clube da Polícia Nacional, depois de abandonar o Atlético Sport Aviação. Desde que chegou ao Interclube, o comportamento consubstanciado em falta nos treinos é recorrente, o que deixa agastado o treinador Raul Duarte.
Com a aproximação da abertura da época a 16 de Outubro, Raul Duarte lamentou a postura do jovem atleta e manifestou a indignação. O treinador sustenta que "existem alguns atletas com talentos que não gostam de trabalhar".
"Temos atletas que não têm o hábito de treinar e de se sacrificar por se sentirem levados ao colo. Dá-se muito berço, colinho e muito leite. Numa altura que se fala em renovação de jogadores na selecção nacional, os veteranos mantêm o espírito de sacrifício contrariamente aos mais jovens",disse.
Raul Duarte reitera que " na fase de pré-época, os volumes de trabalho são muito altos e alguns jogadores talentosos, por não se esforçarem, não conseguem chegar aos objectivos na carreira".
Sobre Glofate Buimba, o treinador do Interclube justificou a tristeza: "O atleta está fora da equipa há sensivelmente uma semana e meia e não apresentou qualquer justificação para não estar dentro da equipa".
Para o bem do grupo, Raul Duarte disse ter informado à direcção liderada por Alves Simões para tratar das questões administrativas de acordo com os regulamentos existentes.
"Vamos fazer valer o que está estipulado no regulamento",prometeu.
Até o final do corrente mês, cada jogador deve empenhar-se mais para convencer o treinador. Raul Duarte define os 16 atletas na primeira semana de Outubro. Glofate Buimba "é um reforço de luxo",mas a entrada no plantel começa a ser uma incógnita. No treino de ontem, foi notória a ausência do extremo de 23 anos de idade formado nas escolas do Atlético Sport Aviação.
O treinador tem à disposição 22 atletas e os prováveis seis a serem dispensados podem ser emprestados a outros clubes. É a solução encontrada para continuarem a jogar.
O Interclube vai disputar o campeonato nacional, Taça de Angola e o Torneio de Maputo.