Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Godinho confirmado na CAHB

15 de Outubro, 2016

Presidente da FAA ocupa lugar de destaque no órgão reitor da modalidade no continente

Fotografia: AFP

O angolano Pedro Godinho é desde ontem, vice-presidente da Confederação Africana de Andebol (Cahb), depois da votação unânime que decorreu durante a assembleia-geral do órgão reitor da modalidade no continente, que decorre até amanhã na Guiné Equatorial.

O angolano beneficiou da desistência dos candidatos da Tunísia e da Líbia, que não reuniram os requisitos necessários, contudo, pesou o excelente trabalho  desenvolvido há vários anos, como presidente do comité de organização de competições da Cahb.

O desempenho e regularidade de participação do andebol angolano em competições internacionais, cuja órgão angolano Pedro Godinho lidera há 8 anos, foram elementos tidos em conta pelos votantes.

Com a sua eleição, Pedro Godinho passa a fazer parte do conselho da Confederação, órgão que congrega o presidente, vice-presidentes, secretário-geral e tesoureiro.

Antigo praticante da modalidade, Pedro Godinho começou o dirigismo desportivo como vogal de direcção do 1º de Agosto, entre 1989 e 1996. Chegou à Federação em 1996 como vogal de direcção, cargo que exerceu até 2000, sob presidência de Cardoso de Lima. Foi vice -presidente em dois mandatos da gestão de Archer Mangueira (2000-2008). Desde então, foi eleito presidente da Federação Angolana de Andebol e cumpre o segundo mandato.

De 2004 e 2008, foi membro do Comité de Organização de Competições (COC) de África, órgão que presidiu até agora, em que foi eleito vice-presidente. Como presidente do COC, Pedro Godinho fazia também parte do comité de organização de competições.  

Por força disso, o homem forte da Federação mais titulada do país é desde 2008 membro da Federação Internacional de Andebol (IHF).

Até à realização do congresso, Angola tinha outros membros nas comissões especializadas. Zeca Venâncio, integra a Comissão de Arbitragem e regras do jogo, David Abel é membro da Comissão Médica, enquanto Pina de Almeida integra a comissão de treinos.

Albino da Conceição
Saúda recente
conquista


O ministro da Juventude e Desportos, Albino da Conceição José, felicitou o angolano Pedro Godinho pela eleição ao cargo de vice presidente da Confederação Africana de Andebol (Cahb).

Numa nota chegada à nossa redacção, o governante frisa que " Em nome próprio e dos desportistas nacionais congratula-se com a vitória de Pedro Godinho, obtida por unanimidade para o cargo", lê-se.

A satisfação do governante, realça a nota, "estende-se ao facto da Federação Angolana de Andebol ter sido considerada como uma das mais bem organizadas do continente, o que demonstra os títulos conquistados no continente e a boa representação em jogos olímpicos e mundiais".