Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Godinho está crente no resgate do título

22 de Outubro, 2014

Godinho está crente no resgate do título

Fotografia: Jornal dos Desportos

 O presidente da Federação Angolana de Andebol, Pedro Godinho, afirmou no Lubango que Angola está a trabalhar para recuperar a hegemonia de campeã africana em seniores feminino, quando participar no próximo Campeonato Africano das Nações em 2015.

Falando à imprensa no fim de uma visita de dois dias que efectuou à província da Huíla, para avaliar os preparativos do campeonato nacional de andebol em juvenis, a acontecer em Janeiro de 2015, na cidade do Lubango, Pedro Godinho disse ser uma das tarefas da Selecção recuperar o título perdido no ano transacto na Tunísia.

“Angola ainda não baixou no ranking internacional. Somos os líderes em África. Por isso, vamos fazer de tudo para manter esta posição, a começar pela conquista do campeonato africano de andebol, no próximo ano,” realçou.

Pedro Godinho explicou à propósito, que o Seleccionador Nacional João Florêncio estava na Tunísia a avaliar a prestação das jogadoras que participaram no campeonato africano de clubes de andebol, que podem integrar a Selecção. A convocatória vai ser divulgada em Novembro.    

A selecção angolana sénior feminina perdeu nas meias-finais com a Tunísia por 30-31 no campeonato africano que decorreu o ano passado naquele país do Magrebe.


ANDEBOL FEMININO
Três estreantes na pré-selecção 


 As andebolistas Ngalula Kankas (ASA), Elga Quimeia e Ivete Simão, ambas do Progresso do Sambizanga, são as novidades das 25 atletas pré-convocadas para os serviços da Selecção Nacional sénior feminina de andebol, tendo em vista a preparação para o torneio pré-olímpico, a disputar-se de 19 a 26 de Março de 2015, em Luanda.

A Federação Angolana de Andebol (FAA) informou que integram igualmente o grupo as jogadoras Ana Barros, Azenaide Carlos, Iracelma da Silva, Isabel Fernandes, Joana da Costa, Luísa Kiala, Magda Cazanga, Maria Pedro, Marta dos Santos, Matilde André, Natália Bernardo e Teresa de Almeida, do Petro de Luanda.

Completam o combinado nacional, orientado tecnicamente por João Florêncio, Albertina Cassoma, Cristina Branco, Elizabeth Cailo, Lourdes Monteiro, Rossana Kitongo e Wata Dombaxi, todas do 1º de Agosto.

A primeira fase de preparação começa a 11 de Novembro, na capital do país, depois de um micro-estágio em Portugal, no período de 20 a 30 do mesmo mês, onde já estão confirmados dois jogos amistosos com a similar portuguesa nos dias 25 e 28.Nesta categoria, Angola já conquistou 11 títulos a nível de campeonatos africanos das nações.